Assunto: MICROCEFALIA: Ministério da Saúde vai investir na construção de Centros Especializados em Reabilitação

MICROCEFALIA: Ministério da Saúde vai investir na construção de Centros Especializados em Reabilitação

MICROCEFALIA: Ministério da Saúde vai investir na construção de Centros Especializados em Reabilitação

 

 

Tempo áudio: 1’41’’

 

REPÓRTER: O Ministério da Saúde vai investir mais de sete milhões de reais para atender pacientes com deficiências físicas e intelectuais, como é o caso dos bebês que nasceram com microcefalia. Os municípios de Gurupi, em Tocantins, Marituba, no Pará, e Russas, no Ceará, vão receber os recursos para a construção de três novos centros especializados em reabilitação. Esses centros contam com equipes multidisciplinares cujo objetivo é garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover autonomia, independência e qualidade de vida. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, dá mais detalhes sobre esse investimento.

 

SONORA: secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame

“A intenção da construção desses centros é a ampliação da rede de atenção às pessoas portadora de deficiência (...). Nós devemos também fazer uma observação da importância desses centros de reabilitação para o acolhimento, para o recebimento daquelas crianças com microcefalia. Para essas crianças, esses centros terão uma fundamental importância para a estimulação precoce e, no futuro, também para a reabilitação”.

 

REPÓRTER: Hoje, o Brasil conta com uma rede formada por mais de mil e quinhentos serviços de reabilitação presentes em todos os estados. Desde o lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, no final de 2015, já foram habilitados 14 novos centros especializados em reabilitação. Para mais informações acesso o site www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Luiz Philipe Leite