Assunto: DIABETES: Em Fortaleza (CE),6,2% dos jovens têm diagnóstico da doença

DIABETES: Em Fortaleza (CE),6,2% dos jovens têm diagnóstico da doença

DIABETES: Em Fortaleza (CE),6,2% dos jovens têm diagnóstico da doença

 

 

Baixar áudio

Tempo de áudio – 2’03’’

 

REPÓRTER: As doenças crônicas são responsáveis por 72% das mortes no Brasil. Entre elas está o diabetes que, de acordo com dados do Vigitel, atinge 6,2% dos jovens de Fortaleza. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Castro, adotar hábitos saudáveis é fundamental para melhorar a qualidade de vida e evitar a doença.

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

“A diabetes tipo dois, que é a que cresce no mundo, é uma doença prevenível. Basta que você tenha hábitos alimentares saudáveis, que você mantenha um regime de atividades físicas regulares, que você mantenha o peso. O sobrepeso das pessoas, hoje, é a causa principal do diabetes que cresce no mundo inteiro”.

 

REPÓRTER: O Ministério da Saúde está atento à assistência aos pacientes com diabetes. Segundo a pesquisa Vigitel, houve aumento do acesso aos medicamentos para tratar a doença. A diretora de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Marinho, traz mais detalhes.

 

SONORA: diretora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Maria de Fátima Marinho.

“87% das pessoas que referiram ter um diagnóstico de diabetes, elas dizem que estão sob cuidados. Isso é fundamental nesse processo. Não adianta ter diagnóstico se não está sob cuidados. O SUS tem assegurado tratamento e não só o tratamento, como a insulina e outros, mas também seringas, porque também é uma parte cara desse processo do tratamento do diabético. E o Farmácia Popular, que atendeu em 2015, seis milhões de pessoas que utilizaram medicamentos para o diabetes”.

 

REPÓRTER: Mais de 40 mil equipes de Saúde da Família trabalham na orientação da população sobre hábitos de alimentação saudáveis, importância da prática regular de atividade física e nas medidas de prevenção às doenças crônicas. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Luiz Philipe Leite.