Assunto: RONDÔNIA: Mais de 14 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra HPV

RONDÔNIA: Mais de 14 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra HPV

RONDÔNIA: Mais de 14 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra HPV

 

 Baixar áudio

Tempo de áudio - 2’31’’

 

REPÓRTER: EmRondônia, mais de 14 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra o vírus HPV, responsável por grande parte dos casos de câncer do colo do útero. Desde o início deste mês, o Ministério da Saúde realiza mobilização nacional com o slogan “Proteja o futuro de quem você ama”. A campanha pretende alertar profissionais de saúde, pais e, principalmente, as meninas sobre a importância da vacinação, como explica a coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

 

SONORA:Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

 

“Nós estamos vacinando as meninas de nove anos este ano, o que significa em torno de 1,7 milhões de adolescentes este ano. Mas também aquelas meninas de nove a treze anos que ainda não foram vacinadas ou foram vacinadas em 2014 e 2015 e ainda não tomaram a segunda dose da vacina, elas podem buscar os postos de vacina para completar o seu esquema de vacinação. O esquema preconizado pelo Ministério é zero e seis, ou seja, tomou a vacina hoje e daqui a seis meses tem que tomar a segunda dose. Mas mesmo se passar desse período é importante que ela busque a vacinação por que só desta forma ela estará devidamente protegida”.

 

REPÓRTER: Estarão disponíveis mais de 36 mil salas de vacinação em todo o Brasil. Mesmo as meninas entre dez e treze anos que receberam a primeira dose, mas ainda não receberam a segunda dose, devem procurar um dos postos para garantir a proteção, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Nardi.

 

SONORA:Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Nardi.

 

“E aquelas de dez a treze que já tomaram uma dose dessa vacina, devem receber a segunda dose para completar o seu esquema. Também as meninas vivendo com HIV e Aids, de nove à vinte e seis anos, porém não só no esquema de duas doses, e sim no esquema de zero, dois e seis meses. As meninas vivendo com HIV, de nove à vinte e seis anos, devem receber três doses da vacina”

 

REPÓRTER: O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, através de relação sexual. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero.  Para mais informações acesse o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

 

Reportagem, Janary Damacena.