Assunto: MEDICINA DA FAMÍLIA: Ministério amplia bolsas para especialização em preceptoria

MEDICINA DA FAMÍLIA: Ministério amplia bolsas para especialização em preceptoria

MEDICINA DA FAMÍLIA: Ministério amplia bolsas para especialização em preceptoria

 

 Baixar áudio

Tempo de áudio: 1’38’’

 

REPÓRTER: Termina nesta sexta-feira (15), as inscrições para os médicos residentes que quiserem cursar Especialização em Preceptoria de Medicina de Família e Comunidade. O curso é ofertado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e tem duração de dois anos. O Ministério da Saúde custeará bolsas de estudo no valor de dois mil e quinhentos reais. Podem se inscrever residentes de primeiro, segundo ou terceiro anos. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, ressalta que o objetivo é formar médicos altamente qualificados para atender diretamente as comunidades onde vivem.

 

SONORA: Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Hêider Pinto.

“É muito importante fazer a formação em preceptoria, porque ela garante mais qualidade no serviço de saúde. Nós preparamos médicos muito bem formados, para que eles possam formar outros médicos. É o Brasil fazendo um movimento de qualificar os seus profissionais na lógica da medicina de família. Algo que vários países da Europa, e os países que tem os melhores resultados nos sistemas públicos do mundo, já fizeram há algum tempo”.

 

REPÓRTER: O Governo Federal tem trabalhado na expansão das vagas de residência para o Programa Mais Médicos. Em março, o Ministério da Saúde – por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde –lançou edital para viabilizar o custeio de bolsas para novos residentes. A inscrição pode ser realizada na página da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. www.sbmfc.org.br/.

 

Reportagem, Janary Damacena.