Assunto: ATENÇÃO BÁSICA: Ministério reforça Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas em Itacoatiara (AM) e Ponta de Pedras (PA)

ATENÇÃO BÁSICA: Ministério reforça Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas em Itacoatiara (AM) e Ponta de Pedras (PA)

ATENÇÃO BÁSICA: Ministério reforça Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas em Itacoatiara (AM) e Ponta de Pedras (PA)

 

 

Baixar áudio

Tempo áudio: 1’26’’

 

REPÓRTER: Para reforçar as Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas no atendimento aos municípios de Itacoatiara, no Amazonas, e Ponta de Pedras, no Pará, o Ministério da Saúde vai repassar dois milhões de reais para essas comunidades. O recurso é anual e vai servir para contratação de profissionais, aquisição de materiais e equipamentos. O secretário de Saúde do Amazonas, Pedro Elias de Souza, explica a importância desse investimento.

 

SONORA: Pedro Elias de Souza, secretário de Saúde do Amazonas.

“Na verdade eu penso que existem duas ações muito importantes na liberação desses recursos. Primeiro que está priorizando a população ribeirinha, onde as barreiras de acesso geográfico são importantíssimas e prover saúde para essas localidades. Se para os municípios já é um complicador, para a população ribeirinha e as comunidades rurais é mais ainda. Outro aspecto que nós sabemos é que o quantitativo expressivo hoje dos agravos da saúde acontece, sobretudo, nos pacientes portadores de doenças crônicas. A prevenção e as ações que podem impedir com que essas doenças evoluam, elas são extremamente importantes”.

 

REPÓRTER: As Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas realizam o atendimento à população que vive na beira dos rios da Amazônia Legal e do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Atualmente, 95 equipes atuam no Acre, Amapá, Amazonas, Pará e em Roraima.

 

Reportagem, Janary Damacena