Sol ilumina o meio do mundo


Nesta terça-feira, 22 de setembro, precisamente às 18h18m35s acontece o Equinócio de Primavera: na mudança da estação o sol cruza a linha do Equador e ilumina a Monumento Marco Zero em Macapá (AP). O fenômeno é considerado um dos principais atrativos do estado, a cidade é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador. Muitos turistas visitam a cidade para assistir o fenômeno.

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais”. Durante o fenômeno, o dia e a noite tem a mesma duração: 12 horas. Em Macapá, o equinócio pode ser assistido no exato momento em que os raios do sol, no seu movimento, incidem diretamente sobre a linha do Equador. A ocorrência desse fenômeno marca a mudança de estação nos hemisférios da Terra. Em setembro, no hemisfério sul, é primavera enquanto no norte é Outono.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está preparando uma ampla programação para comemorar a ocasião até o dia 23 deste mês.  No dia do Equinócio, 22 de setembro, as atividades começam às 16h com a abertura da visitação ao Monumento Marco Zero e observação do fenômeno, além de atrações culturais e feira de artesanato. No dia 23 a programação continua a partir das 8h da manhã com oficinas, feiras, entre outras atividades.

A programação completa está no sítio da Secretaria de Estado de Turismo.


Amapá se prepara para um dos mais belos fenômenos do mundo!

Aproveite a programação e prestigie o que seu estado!

Multiplique essas informações, converse com seus amigos, parentes e vizinhos!

 
Essa é uma publicação da Conectur, desenvolvida pela Rede de Mobilização Social.