Governança do Turismo no Amapá

Conectur divulga resultados e discute o mapeamento turístico do estado.

Você que vive aí no Amapá já sabe: o estado possui belezas inigualáveis, potencial para receber muitos visitantes e ganhar destaque no setor de turismo. Mas para que isso aconteça é preciso um plano de Governança, que é a cooperação entre cidadãos e empresas, públicas e privadas envolvidas na área do turismo para administrar seus problemas comuns.

O primeiro passo para profissionalizar o turismo no Amapá foi providenciado: já está mapeado  todo o aparato turístico do estado. A Conectur, Cooperativa de Negócios e Consultoria Turística do Amapá, em convênio com o Ministério do Turismo, realizou um Inventário da oferta turística, ou seja, levantou, identificou e registrou os atrativos e serviços turísticos e a infra-estrutura de apoio ao turismo no estado.

Esse levantamento, que vai gerar planejamento para a governança do turismo, está sendo divulgado em reuniões técnicas durante toda esta semana, em diversas cidades do Amapá. A idéia é mostrar e discutir o setor com todos os atores envolvidos nesta questão: prefeituras, entidades representantes de transporte, hospedagem, alimentação, agências de viagem, ONGs e Instituições de ensino técnico e superior ligadas ao turismo.

Todos os participantes das reuniões terão oportunidade de se manifestar, discutindo os recursos naturais e culturais da oferta turística, os principais equipamentos e serviços turísticos existentes, a infra-estrutura básica e turística do estado (estradas, comunicações etc..), a qualificação profissional e as dificuldades a serem superadas. A partir de debates e apresentações, os resultados, análises e propostas para a gestão e governança do turismo no Amapá serão alcançados de maneira participativa.

Veja as reuniões técnicas que estão acontecendo:

Dias 21 e 22 de agosto em SANTANA – Com a participação de representantes de cinco municípios: Santana, Macapá e Mazagão.

Dias 24 e 25 de agosto na cidade de AMAPÁ – Com a participação de representantes de cinco municípios: Amapá, Calçoene, Pracuúba, Tartarugalzinho, Oiapoque, Porto Grande e Cutias do Araguari.

As reuniões em Serra do Navio foram feitas nos dias 17 e 18 de agosto, reunindo representantes de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Ferreira Gomes.

 
Essa é uma publicação da Conectur, desenvolvida pela Rede de Mobilização Social.