| Rodas de Mulheres forma lideranças no Distrito Federal
Metodologia é baseada na arte-terapia e envolve saúde, cultura, assistência social, direitos da mulher, das crianças e dos adolescentes
Brasília, 9 – Lideranças femininas mais fortes e empoderadas é a proposta do curso de capacitação Rodas de Mulheres, que forma, amanhã (10), a primeira turma, com 15 alunas. Dez são lideranças são das cidades de Águas Lindas (GO), do Gama, Ceilândia, Recanto das Emas e Vila Estrutural (DF), enquanto as demais são profissionais de diferentes áreas do conhecimento.
A formatura, com início previsto para 19h, será realizada no Sesc Taguatinga Norte, Teatro Paulo Autran, CNB 12 Área Especial 2/3, em Taguatinga/DF.
O curso, ministrado, desde abril, pelo Instituto de Arte e Desenvolvimento Humano Arcana, é resultado de investimentos sociais de R$ 142,4 mil da Fundação Banco do Brasil. Com metodologia baseada na arte-terapia, o programa forma líderes para aplicar, em suas comunidades, as oficinas Rodas de Mulheres, desenvolvidas desde 2004 pelo Instituto Arcana. As 158 horas de trabalho foram divididas em três módulos: vivencial, estudos teóricos e práticos e estágio.
Durante esses encontros, questões como saúde, cultura, assistência social, direitos da mulher, das crianças e dos adolescentes são discutidas. “Queríamos dar sustentabilidade às oficinas e descobrimos que as participantes não repassavam os conhecimentos a integrantes de suas comunidades e instituições, porque não se sentiam seguras para capacitar outras mulheres. Daí, surgiu o curso”, explica a coordenadora do projeto, Amara Hurtado.
Amara acredita que a maior contribuição da Roda de Mulheres é dar novas perspectivas a quem não tinha espaço para fala, para o trabalho e que, sob a pressão e dominação masculinas, estavam deprimidas e desacreditadas como cidadãs. “Essas mulheres, líderes comunitárias, conseguiram resgatar a auto-estima e passaram a se sentir mais fortes e empoderadas, pertencentes do mundo e capazes de realizar”, explica.
Descobertas - Lívia Leal, formada em artes cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes, é pós-graduada em arte-terapia. Seu interesse em trabalhar com a questão da mulher a levou até o Instituto Arcana. “Enviei várias mensagens eletrônicas, mostrando meu desejo em fazer parte da equipe e, passado algum tempo, fui chamada para participar do curso. Minha expectativa é continuar tomando parte em projetos dessa natureza”, diz.
A interação entre realidades diferentes fascinou Lívia. “Conheci pessoas carentes, não apenas financeiramente, mas, também, de atenção. Algumas não sabem ler, nem escrever, não têm qualificação formal para o emprego e, por isso, são marginalizadas. Todas querem dar aos filhos as oportunidades que não tiveram. No curso, a gente se descobre, se percebe e se conhece. Fica mais forte e mais capaz de investir no nosso potencial”, diz Lívia.
Sílvia Regina Brandão, 36 anos, realiza oito horas diárias de trabalho voluntário na Associação Castelinho Cultural Ninho dos Artistas, em Águas Lindas (GO). Apesar de toda a experiência, ela diz ter aprendido muito no curso de capacitação Roda de Mulheres 2008. “Conheci metodologias diferentes para trabalhar com mulheres, inserindo a arte dentro de várias temáticas importantes”.
Formatura de 15 lideranças femininas
Data: 10.9.2008
Hora: 19h
Local: Sesc Taguatinga Norte
Teatro Paulo Autran
CNB 12 Área Especial 2/3 – Taguatinga - DF
|
|
|