Educadores do AABB Comunidade discutem procedimentos pedagógicos

Encontro, que começará no dia 15, será realizado em Brasília e reunirá 140 profissionais de todo o país

Brasília, 10 – A última etapa do VI Encontro de Educadores do AABB Comunidade começa na próxima segunda-feira (15), em Brasília/DF. O evento será aberto, às 8h30, pelo presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, e pelo campeão olímpico da Seleção Brasileira de Vôlei Paulo André Jukoski, o Paulão. O atleta irá falar sobre o valor da cooperação por meio de jogos.

O AABB Comunidade é um programa de complementação escolar, realizado pela Fundação BB, pela Federação das AABBs (Fenabb) e parceiros locais, que envolvem atividades educativas, esportivas e lúdicas, além de reforço alimentar e acompanhamento médico-odontológico.

A expectativa dos organizadores é de que participem cerca de 140 coordenadores pedagógicos do programa que atuam nos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste, além da Bahia e do Piauí. Os participantes vão discutir novos procedimentos pedagógicos a partir de temas como o Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas, a política de assistência social, a educação inclusiva no Brasil e a violação dos direitos humanos contra crianças e adolescentes.

O VI Encontro de Educadores do AABB Comunidade, que termina no dia 19, é uma parceria da Fenabb, da Fundação BB e do Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Abrangência – Presente em 393 municípios de todas as regiões do Brasil, o AABB Comunidade atende 51.539 jovens e crianças entre 7 anos e 18 anos incompletos, em risco de exclusão social. O programa tem 3.846 educadores. (Veja aqui os números por estado).

Quando criado, em 1987, o AABB Comunidade atendia 500 crianças em sete municípios. Vinte e um anos depois, esses números saltaram para 51.539 jovens em 393 cidades. Hoje, o investimento no programa chega próximo de R$ 52 milhões, dos quais R$ 14,7 milhões são da Fundação BB. As atividades envolvem diferentes parceiros locais, como governos estaduais e municipais e organizações não governamentais, entre outros.

Fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente, o AABB Comunidade atende estudantes da rede pública de ensino. As ações são conduzidas, em horário extra-classe, por educadores das próprias comunidades envolvidas, capacitados pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Os jovens participantes do programa realizam atividades educativas, esportivas e lúdicas, além de receber reforço alimentar e acompanhamento médico-odontológico.
O AABB Comunidade defende o direito da criança à brincadeira. As crianças e adolescentes recebem complementação escolar de maneira lúdica e atrativa. São enfatizadas técnicas que propiciem o fazer coletivo e a capacidade de organização grupal, o que permite a reflexão crítica e o posicionamento do educando como sujeito ativo de sua própria formação, como explica o gerente de Educação e Cultura da Fundação Banco do Brasil, Marcos Fadanelli.

Parceria - As atividades do AABB Comunidade são desenvolvidas ao longo do período letivo, nas dependências das AABB. A periodicidade é de, no mínimo, três vezes por semana, com quatro horas diárias.

Cada parceiro no projeto tem uma atribuição diferente. Enquanto a Fundação BB, gestora nacional do programa, fornece kits pedagógicos e o mobiliário, a Fenabb responde pelo treinamento de educadores e com a manutenção das sedes esportivas. Já o Banco do Brasil orienta na solução de problemas e acompanha o trabalho local e os parceiros executam o pagamento dos educadores e são responsáveis pela alimentação, transporte e exames médicos, odontológicos e laboratoriais dos alunos.

Encontro de Educadores do AABB Comunidade
Data: 15 a 19 de setembro de 2008
Hora: 830h às 18h
Local: AABB Brasília (Mezanino). SCES, Trecho 02, Conjunto 17.