Produtores de Nova Piratininga inauguram casa de farinha

Fundação BB investe em geração de renda em assentamento do interior de Goiás

Brasília, 15 – A Associação de Pequenos Produtores Rurais de Nova Piratininga inaugura, amanhã (16), às 16h, no distrito de Santa Rosa, em Formosa (GO), uma casa de farinha. A localidade está situada a 150km de Brasília (DF). A unidade, que está instalada no assentamento rural Nova Piratininga, regularizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde 1992, vai operar no beneficiamento bruto de mandioca, realizando os processos de lavagem, moagem, prensagem e torrefação.

A ação está vinculada ao programa de geração de renda da Fundação Banco do Brasil, que realizou um investimento social de cerca de R$ 105,5 mil na unidade de Nova Piratininga. Além da Fundação BB, a Prefeitura de Formosa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais são parceiros na iniciativa.

O assentamento tem 113 famílias, a maior parte delas produz arroz, mandioca, feijão, milho e hortaliças. A casa de farinha, no entanto, vai poder atender 700 famílias da região de Santa Rosa.

O presidente da entidade, Estanislau Rodrigues da Silva, lembra que, no início dos anos 1990, os assentados levantaram um empréstimo e plantaram muita mandioca. Como não tinham condições de beneficiá-la adequadamente, perderam toda a produção. Com a casa de farinha, diz, “a qualidade do produto será adequada ao mercado consumidor”.

A unidade será gerida pela própria comunidade, após treinamento, de três produtores, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Depois dessa etapa, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ajudará os assentados de Nova Piratininga a colocar a farinha no mercado. O excedente da produção poderá ser vendido para outros consumidores, como lembra Estanislau.

Bahia - O programa da Fundação BB dá ênfase ao cooperativismo para elevar a renda e melhorar a participação de agricultores familiares na cadeia produtiva da mandioca. Na região de Vitória da Conquista (BA), por exemplo, o projeto envolve 2.050 famílias de agricultores, organizados na Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub). Lá, a Fundação BB investiu, aproximadamente, R$ 3,2 milhões para fortalecimento da agricultura familiar em todo o processo produtivo, desde o plantio até a comercialização.

Inauguração de casa de farinha
Data: 16 de maio de 2008
Hora: 16h
Local: Associação de Pequenos Produtores Rurais de Nova Piratininga
Distrito de Santa Rosa, Formosa/GO
BR 020, 12km após o povoado JK, sentido Posse/GO (entrar à esquerda e seguir por 5km, no sentido Santa Rosa)