Inscrições do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social acabam nesta sexta-feira

R$ 400 mil serão distribuídos para atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação das propostas vencedoras

Brasília, 17 – Restam apenas dois dias para os interessados em concorrer ao Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social apresentarem suas propostas por meio do site www.tecnologiasocial.org.br ou do endereço eletrônico premio@fbb.org.br. O período de inscrições se encerra nesta sexta-feira (19) e teve início no dia 29 de janeiro.

Podem participar instituições legalmente constituídas no país, de direito público ou privado, sem finalidade lucrativa, que implementem soluções para problemas relacionados à água, alimentação, educação, energia, habitação, saúde, rende e meio ambiente.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social tem como objetivos identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais – conceito que compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, que representem soluções efetivas de transformação social.

Este ano as novidades são o lançamento das categorias ‘Participação das mulheres na gestão de projetos sociais’ e ‘Direitos da criança e do adolescente e protagonismo juvenil’. As tradicionais permanecem, elegendo uma proposta em cada região do país.

"Nosso único mérito é reconhecer os méritos dos outros e identificar soluções sociais criadas por diferentes comunidades em todo o país", explica o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena.
A premiação tem como parceiros a Petrobras, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a KPMG Auditores Independentes.

Visibilidade - O prêmio é dividido em três etapas. Todas as inscrições participam da primeira, a certificação. As certificadas, além de concorrer à etapa seguinte, de seleção, passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) e recebem o Certificado de Tecnologia Social conferido pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e Petrobras.

Para o presidente da Fundação, além de permitir que o projeto concorra à premiação máxima, a certificação já se configura como um importante reconhecimento para a solução social. “A iniciativa certificada passa a integrar o BTS - uma base de dados on-line, que apresenta as informações sobre todas as tecnologias certificadas em português, inglês e espanhol. Isso significa visibilidade para a tecnologia social”, explica Jacques Pena.

O resultado dos ganhadores será conhecido em novembro e as oito instituições vencedoras receberão R$ 50 mil, cada, para utilizar em atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social vencedora.
Em 2007, 120 inscrições foram certificadas. Em 2005, 113 tecnologias sociais foram certificadas e na de 2003 esse número atingiu 96 ações. Em 2001, foram feitas 128 certificações. Atualmente, existem no BTS 451 tecnologias sociais.