Festa junina esquenta a Semana AABB Comunidade paraense

Santarém celebra a continuidade do programa que oferece complementação escolar para estudantes da rede pública

Brasília, 18 - Neste sábado, 20, apresentações artísticas e uma animada festa junina marcam as comemorações da Semana Nacional AABB Comunidade, em Santarém-PA. O evento começa às 20h, na sede da AABB do município.

A Semana Nacional, que acontece anualmente, objetiva divulgar para a sociedade o programa AABB Comunidade – iniciativa da Fundação Banco do Brasil, fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente, que propicia complementação escolar para estudantes da rede pública de ensino, no turno em que não têm aulas.

No Pará, o programa AABB Comunidade alcança cerca de 1.030 estudantes e 84 educadores, nas cidades de Abaetuba, Breves, Castanhal, Conceição do Araguaia, Marabá, Monte Alegre, Óbidos, Paragominas, Santarém e Tucuruí.

Fazer coletivo - “No AABB Comunidade são enfatizadas técnicas que propiciam o fazer coletivo e a capacidade de organização grupal, o que permite a reflexão crítica e o posicionamento do educando como sujeito ativo de sua própria formação”, explica o gerente de Educação e Cultura da Fundação Banco do Brasil, Marcos Fadanelli Ramos, que vai participar da comemoração.

São esperados cerca de 500 convidados, entre estudantes, autoridades, pais e professores. A programação inclui apresentações de canto coral e danças folclóricas, quadrilha e casamento na roça e encerrando a noite, um coquetel.

Neste ano, a Semana Nacional acontece, entre 16 e 23/06, em outras nove cidades brasileiras: Limoeiro (PE), Juazeiro do Norte (CE), Rio Branco (AC), Valença (BA), Maceió (AL), Brasília (DF), Goiânia (GO), Joinville (SC) e Vitória (ES).

AABB Comunidade - O programa propicia, para estudantes entre sete e 18 anos incompletos, atividades educativas, esportivas e lúdicas, além de reforço alimentar e acompanhamento médico-odontológico. As ações são conduzidas nas dependências das associações atléticas dos funcionários do Banco do Brasil (AABBs), por educadores das próprias comunidades, capacitados pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Quando foi criado, em 1987, o AABB Comunidade atendia 500 crianças em sete municípios. Vinte e dois anos depois, esses números saltaram para 51.900 jovens em 397 cidades dos 27 estados brasileiros.  A iniciativa, desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil em parceria com a FENABB, envolve parceiros locais, como governos estaduais e municipais e organizações não governamentais, entre outros.

Semana AABB Comunidade em Santarém

Data: 20 de junho
Hora: 20h
Local: Associação Atlética Banco do Brasil (Antônio Bastos S/N – Bairro Caranazal)