Fundação BB mostra tecnologia social em feira da Embrapa

Maquete do Pais revela como agricultores familiares podem gerar trabalho e renda

Brasília 19 - Começa amanhã (20), em Brasília (DF), a VI Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida. No evento promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Banco do Brasil montou uma maquete da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais). A proposta é mostrar à sociedade como técnicas simples de produção agrícola, baseadas em modelos utilizados por agricultores familiares, podem gerar trabalho e renda.

A exposição, montada na sede da Embrapa, aborda a ciência por meio de diferentes atrações, como exposições, shows, mostra interativa, gastronomia e artesanato.

Durante os oito dias da mostra – a exposição termina no dia 28 - o Ciência para a Vida vai mostrar à sociedade o que a Embrapa e outras instituições de pesquisa têm feito para tornar a vida no campo e na cidade mais saudáveis.

A estimativa dos organizadores é que mais de 70 mil pessoas visitem a exposição.

Inspiração - O Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) é uma tecnologia social de apoio à agricultura familiar, inspirada na experiência de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. O processo agrupa técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, que priorizam o desenvolvimento de um sistema de cultivo que pouco dependa de insumos externos à propriedade, de forma a promover a sustentabilidade em pequenas propriedades rurais.

As principais técnicas utilizadas pelo Pais são: o sistema de irrigação por gotejamento através do uso de uma caixa d’água acima da horta, para utilizar a força da gravidade e proporcionar eficiência e racionalização do uso dos recursos hídricos; integração de aves, pequenos animais, caprinos e bovinos ao sistema, de acordo com as vocações locais e regionais; utilização dos resíduos produzidos por esses animais como matéria-prima para produção de composto que será usado nas plantações; diversificação da produção para máximo aproveitamento dos nutrientes do solo e auxílio no controle de pragas e doenças; quintais agroecológicos para agregar mais valor à renda familiar, com a produção de frutas, raízes.

A produção no Pais é agroecológica porque dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos (adubo e veneno), queimadas e desmatamentos. É integrada por aliar a criação de animais com a produção vegetal e utilizar insumos da propriedade em todo o processo produtivo e sustentável, porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentivando o associativismo dos produtores e apontando novos canais de comercialização dos produtos, permitindo boas colheitas agora e no futuro.

Ciência para a Vida - VI Exposição de Tecnologia Agropecuária
Local: Embrapa Sede - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°, Brasília, DF
Data: 20 a 28 de setembro de 2008
Horários para visitação: segunda a quinta-feira, das 9h às 20h
sexta a domingo, das 10h às 22h