| Natal sedia reunião de mobilização para o Encontro Brasil-Holanda
Empresários, dirigentes de cooperativas e demais participantes vão contecer subsídios do governo holandês para projetos de cooperação binacionais.
Brasília, 20 - Em Natal/RN, sexta-feira (24), acontece a reunião regional de mobilização para o ‘Encontro de Empresas Brasil-Holanda - Cooperação para o Desenvolvimento Econômico Sustentável das Regiões Norte e Nordeste do Brasil’. O evento acontecerá em setembro, em Recife/PE, e vai entrosar empresas holandesas, dispostas a investir economicamente em regiões menos desenvolvidas do Brasil, com parceiros brasileiros. Tais iniciativas devem, necessariamente, resultar em geração de renda e emprego para as populações do norte e nordeste.
A iniciativa é do Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Combate à Pobreza (GT-RSE), em parceria com o governo federal e o governo holandês. A Fundação Banco do Brasil faz parte do GT, composto ainda pela Organização Intereclesiástica de Cooperação para o Desenvolvimento – ICCO Holanda, Avina, Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), Unitrabalho e Instituto Ethos. Nos estados, o Banco do Brasil é parceiro por meio da gerência de desenvolvimento regional sustentável do Banco do Brasil – DRS BB.
Já foram realizadas reuniões em Recife/PE, Belém/PA, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Rio Branco/AC. Cada reunião de mobilização local é um espaço para sensibilização, questionamento e entendimento das potencialidades de iniciativas de cooperação internacional. Durante as reuniões, pequenos empresários, dirigentes de cooperativas e outros participantes são apresentados ao programa de subsídios do governo holandês, para projetos de cooperação entre empresas brasileiras e holandesas. Além disso, os participantes têm a chance de tirar dúvidas e entender como será o Encontro de Empresas.
Soluções sustentáveis - O Grupo de Trabalho RSE e Combate a Pobreza foi criado em 2003, com o objetivo de encontrar soluções sustentáveis para diminuir a pobreza nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Uma das diretrizes do grupo é acompanhar e apoiar experiências de arranjos econômicos e negócios sustentáveis, que tenham impacto positivo na geração de trabalho e renda para populações excluídas.
O GT-RSE busca oferecer alternativas, gerar idéias inovadoras e acompanhar iniciativas e projetos concretos relacionados ao combate à pobreza; foco no desenvolvimento econômico sustentável e justo; geração de trabalho e renda; abordagem envolvendo atores múltiplos; exemplaridade e reaplicação; ampla divulgação e resultados; e estímulo à cooperação e criação de vínculos internacionais.
Para o Encontro de Empresas cabe ao ICCO Holanda a articulação com empresas holandesas interessadas e ao GT-RSE, por sua vez, identificar as empresas brasileiras. A meta é alcançar um mínimo de 25 parcerias, que assegurem um maior desenvolvimento econômico e social nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Serviço
Reunião regional de mobilização para o ‘Encontro de Empresas Brasil-Holanda - Cooperação para o Desenvolvimento Econômico Sustentável das Regiões Norte e Nordeste do Brasil’
Local: Hotel Pestana, Via Costeira, Natal/RN
Data e horário: 24/07/2009, sexta-feira, das 9h às 12h |
|