Fundação BB inaugura Estação Digital em Guarulhos


Investimento social para montagem da unidade ultrapassa R$ 42 mil


Brasília, 22 -
A comunidade do bairro Jardim Santa Emília, na região de Cocaia, periferia de Guarulhos/SP, passa a contar, a partir de amanhã (23), com a Estação Digital Estrelas do Amanhã. Instalada na sede da Associação de Cultura Comunitária de Santa Emília, a unidade integra o Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil, que, em parceria com instituições locais de caráter social, cria espaços comunitários onde o acesso democrático à informática e à internet estão aliados à formação para a cidadania e a organização coletiva para garantir a sustentabilidade do empreendimento.

A unidade está equipada com dez computadores com monitores de LCD, fones de ouvido e webcans, um servidor, impressora e conexão banda larga com a internet.

Os parceiros da iniciativa são o Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac), instituição que trabalha com promoção da educação, cultura, esporte, lazer e conscientização ambiental, e a Associação Cultural e Comunitária Santa Emilia (ACCSE). A montagem do projeto teve ainda o apoio da Loja 8.

A estação digital irá ajudar a preparar os cidadãos do Jardim Santa Emília para o exercício da cidadania, utilizando as tecnologias da informação e comunicação para processar e produzir conhecimentos que contribuam para a capacitação profissional e a implementação de campanhas e ações comunitárias. Pretende-se, ainda, reduzir a exclusão digital e garantir o direito de acesso ao universo digital à população de baixa renda da região.

A intenção é criar um ambiente propício para a acolhida de jovens, que,  fora do horário escolar, poderão ocupar o tempo para o aprendizado de novas tecnologias. Assim, poderão adquirir conhecimentos que venham enriquecer sua formação como cidadãos e como indivíduos aptos a competir com mais qualificação no mercado de trabalho.

O alvo do projeto Estação Digital Estrelas do Amanhã tem é formado por  alunos e professores da rede pública, os associados do Inac e os moradores dos bairros adjacentes.

O primeiro módulo de aulas, que começa no sábado, terá a duração de quatro meses e irá contemplar 40 alunos entre 14 e 44 anos e igual número de estudantes inscritos no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova). “Eles vão aprender noções básicas de informática e terão acesso à internet via software livre. Os participantes também vão receber noções de uso de editor de texto e de planilha eletrônica”, explica o presidente do Inac, Carlos Leal.

O investimento social da Fundação BB na unidade foi de mais de R$ 42 mil.

Inaguração da Estação Digital Estrelas do Amanhã

Data: 23 de janeiro de 2009
Hora: 10h
Local: Rua Águas de Lindóia 163, Jardim Santa Emília, Guarulhos/SP