Seminário discute desenvolvimento territorial do noroeste de Minas Gerais
Inauguração do ‘Portal do Desenvolvimento do Vale do Urucuia’ faz parte da programação do evento
Brasília, 23 – A Fundação Banco do Brasil e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) promovem, entre os dias 25 e 27 de março, em Arinos, noroeste de Minas Gerais, o Seminário sobre Desenvolvimento Territorial. O evento tem como objetivo promover a sinergia de projetos e programas voltados para desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Urucuia, além da discussão de uma proposta de governança para a região.
A programação do evento inclui palestras sobre desenvolvimento sustentável, gestão social e políticas públicas. Também estão previstas apresentações culturais e visitas a unidades de processamento de cadeias produtivas como as do mel, da mandioca e de fruticultura.
Na sexta-feira, 27, às 16h30 será inaugurado o Portal do Desenvolvimento, um espaço para abrigar a realização de reuniões, cursos, seminários e eventos culturais. A expectativa é de que o Portal, construído em uma área de 15 hectares, se transforme em um centro político-cultural e em uma vitrine para os negócios locais. O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, participa da inauguração.
José Ildebrando de Souza, articulador voluntário do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Urucuia Grande Sertão, conta que o Portal materializa o sonho e o discurso das lideranças locais. “Trata-se de um resultado concreto de nossos esforços de convergência, mas também de um espaço simbólico da cooperação intermunicipal. O Portal é um instrumento para a integração de esforços conjuntos de desenvolvimento regional”, diz.
Participantes – Para participar do Seminário sobre Desenvolvimento Territorial são esperadas mais de 200 pessoas, entre lideranças comunitárias, dirigentes de sindicatos, de associações, de cooperativas e representantes de entidades responsáveis pela execução de programas e projetos na região.
Também estarão presentes prefeitos dos onze municípios da região do Vale do Urucuia, presidentes de câmaras de vereadores e secretários de agricultura, educação e cultura, saúde, desenvolvimento e assistência social, turismo e meio ambiente.
“Idéias são um conjunto de vontades. O que vamos fazer é apoiar a organização das comunidades locais, para que elas protagonizem suas próprias demandas”, antecipa Uilio Oliveira, assessor da área de parcerias, articulações e tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil.
Grande Sertão - O Vale do Rio Urucuia ocupa uma área de 27.872 km², onde estão os municípios mineiros de Buriti, Formoso, Arinos, Riachinho, Uruana, Bonfinópolis, Chapada Gaúcha, Urucuia, Pintópolis e São Romão e Cabeceiras - este último, município pertencente ao estado de Goiás. Desde 2005, a Fundação Banco do Brasil, a Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Urucuia e parceiros desenvolvem na região o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Urucuia Grande Sertão. A iniciativa, que busca fortalecer alternativas e possibilidades para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, já realizou investimentos sociais de R$ 5 milhões na região.
Os recursos foram destinados à reaplicação de tecnologias sociais e para projetos de apicultura, fruticultura e frutos do cerrado, mandiocultura, artesanato, turismo, educação, além de ações de capacitação. Desde março do ano passado, as ações de comunicação e mobilização social na região foram intensificadas, com a formação de multiplicadores e comitês gestores das cadeias produtivas desses municípios.
Serviço:
Seminário sobre Desenvolvimento Territorial
Data: 25 a 27 de março de 2009
Horário: 25 e 26/03 – 09h às 14h
27/03 – 8h30 às 14h30
Local: Portal do Desenvolvimento
(Estrada MG 202 - KM 399 - Entroncamento da estrada Urucuia com a estrada para Formoso, s/nº), Arinos (MG).
Inauguração do Portal do Desenvolvimento do Vale do Urucuia
Data: 27 de março de 2009, sexta-feira.
Horário: 16h30
|