Prazo de inscrição no Prêmio Fundação BB
de Tecnologia Social é prorrogado


Os prêmios, no total de R$ 400 mil, serão destinados às melhores ações de cada região brasileira e a tecnologias sociais voltadas aos direitos da criança e do adolescente protagonismo juvenil, à gestão dos recursos hídricos e à questão de gênero


Brasília, 25 –
O prazo para inscrição de tecnologias sociais na quinta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil foi prorrogado para 19 de junho. A novidade desta edição é a abertura da categoria participação das mulheres na gestão de tecnologias sociais, que se junta às já tradicionais gestão de recursos hídricos e direitos da criança e do adolescente, protagonismo juvenil e regiões Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Outra novidade diz respeito ao processo de inscrição: além do cadastramento da tecnologia social diretamente no site www.tecnologiasocial.org.br, também serão aceitas inscrições realizadas pelo envio de mensagem eletrônica ao endereço: premio@fbb.org.br. Realizada a cada dois anos, com a parceria da Petrobras, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da KPMG Auditores Independentes, a premiação tem como proposta identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais. O conceito compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, que representem soluções efetivas de transformação social.

Banco de Tecnologias Sociais - "Nosso único mérito é reconhecer os méritos dos outros e identificar soluções sociais criadas por diferentes comunidades em todo o país", explica o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena. No Banco de Tecnologias Sociais (BTS), criado em 2001 para ser uma base de dados on-line contém informações, em português, inglês e espanhol, sobre todas as tecnologias certificadas em todas as edições do prêmio, num volume superior a 400.

Os nomes dos vencedores serão conhecidos em novembro e cada um receberá R$ 50 mil, recursos que devem ser destinados à expansão e melhoria dos processos e técnicas inscritos no concurso.

De 2001 a 2007, o Prêmio Fundação Banco do Brasil recebeu 2.497 inscrições. A região Sudeste inscreveu 971 projetos; a região Nordeste, 585; a região Sul, 532; o Centro-Oeste, 250; e o Norte, 159.

Prorrogação do prazo de inscrição no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Prazo final:
19 de junho de 2009
Local de inscrições: http://www.tecnologiasocial.org.br