Colônia Pindorama, em Coruripe/AL, inaugura Estação Digital

Investimento social da Fundação Banco do Brasil para instalação da unidade ultrapassa R$ 24 mil

Brasília, 29 - Será inaugurada nesta sexta-feira, 1, às 14h, a Estação Digital René Bertholet, na Colônia Pindorama, município de Coruripe/Alagoas. A unidade será equipada com dez computadores com monitores de LCD, fones de ouvido e webcans, um servidor, impressora e conexão banda larga com a internet.

O evento faz parte das comemorações do Dia do Trabalho, em que se homenageia a morte de Bertholet, criador da Cooperativa Pindorama, em funcionamento há mais de 50 anos.

A unidade é a nona a ser instalada em Alagoas, no âmbito do Programa de Inclusão Digital da Fundação BB que, desde 2004, implanta estações digitais no Brasil para melhorar as condições econômicas, sociais, culturais e políticas das comunidades por meio do acesso às tecnologias de informação e comunicação. Os investimentos sociais da Fundação para a instalação da unidade ultrapassaram R$ 24mil.

A Estação Digital René Bertholet vai funcionar no Centro de Treinamento Rural de Pindorama – Certrup (Av. Camaçari, S/N), tendo como mantenedora a Cooperativa Pindorama. Também é parceira o Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama – NIEP e o Banco do Brasil.

A coordenadora do Certrup, Marinalva da Silva Nanes Vilela, explica que a comunidade de Pindorama tem cerca de 30 mil habitantes que vivem principalmente da agricultura. “Divulgamos as atividades da estação pelo rádio, distribuição de convites e panfletos e tivemos a procura de mais de mil pessoas”, disse.

Com aulas todos os dias da semana, em dois turnos, a estação vai oferecer cursos de informática e espaço para uso da internet para pesquisas escolares e negócios dos empreendimentos solidários da região. “Não estabelecemos público prioritário. Crianças, jovens e adultos têm espaço. E estamos planejando a abertura de turmas noturnas para acesso da terceira idade”, completa.

De acordo com Marinalva, a estação digital não contribui apenas com a inclusão digital dos moradores de Pindorama. “É uma ação em prol do desenvolvimento geral da colônia. Antes, só havia lan houses à disposição da população. Agora, um espaço gratuito para capacitação em informática e fomento à inclusão social”, afirma.

Saiba mais