Brasília, DF
27 de fevereiro de 2009
 

Escolas municipais da Paraíba vão
contar com horta agroecológica

Tecnologia desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil em comunidades rurais será implementada
em escolas públicas, em parceria com os institutos Camargo Corrêa e Alpargatas

Brasília, 27 - Campina Grande, na Paraíba, será a primeira cidade do Brasil a implementar o programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) em escolas municipais de ensino fundamental. O lançamento da iniciativa será na próxima segunda-feira (2), às 17h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) do município.

A tecnologia, desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil em comunidades de baixa renda, permite o cultivo de hortaliças orgânicas. Junto com os institutos Camargo Corrêa e Alpargatas, será levado, inicialmente, para 30 escolas municipais de Campina Grande. A expectativa é atender, até 2010, outras 210 escolas públicas das zonas rural e urbana dos municípios de Alagoa Nova, Araruna, Guarabira, Ingá, Mogeiro e Serra Redonda.

“É um processo pioneiro que começa a ser construído em Campina Grande e que vai contribuir para formular uma metodologia adequada às especificidades dos estudantes”, diz o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena. “O objetivo é promover educação alimentar, por meio da oferta diversificada de produtos para a merenda escolar, e educação ambiental, por meio da disseminação de informações sobre o uso sustentável dos recursos naturais”, completa o diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa, Francisco Azevedo.

As 30 escolas participam do Programa Escola Ideal, que os Institutos Camargo Corrêa e Alpargatas desenvolvem na Paraíba. Lançado no ano passado, o programa tem como proposta melhorar a gestão das escolas públicas dos municípios envolvidos.

Pais - O Pais é montado em torno de um sistema de anéis destinados a culturas diferentes e complementares. O centro é utilizado para a criação de pequenos animais, como galinhas e patos, cujo esterco é utilizado para adubar as plantações que estão nos anéis. A irrigação é feita por gotejamento. Ao redor da unidade, pode ser criado o quintal agroecológico, que serve para reflorestamento, cultivo de frutas e de espécies nativas e comerciais.

Em todo o país, a Fundação Banco do Brasil já reaplicou a tecnologia social em 42 municípios de 14 estados (ES, BA, GO, MG, PB, PI, RN, SE, AL, CE, MS, PE, RO, RJ), com investimentos sociais de R$ 12,2 milhões. São 2.774 unidades construídas em terras de agricultores familiares, em áreas indígenas e quilombolas, atendendo cerca de 10 mil famílias.

Programa Escola Ideal - Um dos pilares de atuação do Instituto Camargo Corrêa, o Programa Escola Ideal contribui para o aprimoramento da gestão das escolas públicas. O projeto foi lançado na Paraíba, em parceria com o Instituto Alpargatas, que tem forte atuação no estado. Atualmente, o programa beneficia os municípios de Ingá, Mogeiro, Araruna, Serra Redonda, Guarabira, Alagoa Nova e Campina Grande. “O Escola Ideal amplia e fortalece a atuação do Instituto Alpargatas na Paraíba, onde o Programa Educação por meio do Esporte vem melhorando significativamente a qualidade educacional de crianças e adolescente”, explica o diretor executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

Lançamento do Pais em escolas de Campina Grande
Data: 2 de março de 2009
Horário: 17h
Local: AABB - Rua Lino Gomes, 71, São José, Campina Grande/PB

 
 
 
Fundação Banco do Brasil

Gerência de Comunicação e Mobilização Social

Portal: www.fundacaobancodobrasil.org.br
Endereços eletrônicos: dalva@fbb.org.br; priscilla@fbb.org.br;
rodrigo.farhat@fbb.org.br;
waleska.barbosa@fbb.org.br
Telefones: (61) 3310.1974/3310.1967

Institutos Alpargatas e Camargo Corrêa
Máquina Comunicação Corporativa Integrada
Andrea Martins – andrea.martins@maquina.inf.br
Ana Paiva – Ana.paiva@maquina.inf.br
Telefone:
(11) 3147-7401/3147-7408