Programa da Fundação BB promove inclusão digital de comunidades

Os objetivos da implantação das Estações Digitais, pela Fundação Banco do Brasil, são reduzir o índice de exclusão digital no município, promover a iniciação à informática, propiciar formação e qualificação para o trabalho, acesso aos serviços do governo eletrônico, fortalecer as ações das organizações da sociedade civil a partir de uma ótica participativa e comunitária e contribuir com a qualidade da aprendizagem na escola pública.

A Fundação BB garante o funcionamento da unidade nos primeiros meses, e passado o período, as instituições proponentes assumem a sustentabilidade do empreendimento.

Pessoas da comunidade são escolhidas para atuar como educadoras sociais. Com bolsa-auxílio de R$ 300, elas têm como missão promover cursos de capacitação em informática para a população, que também é orientada na utilização da internet e de serviços eletrônicos. Em alguns casos, os computadores são usados no desenvolvimento econômico das pessoas.

A própria comunidade se articula para determinar as regras de funcionamento do espaço e, para isso, constitui um conselho gestor. Na Colônia Pindorama, em Coruripe, a instância é formada por representantes da Cooperativa Pindorama, do Banco do Brasil, do NIEP, da Fundação O Mutirão e da comunidade.

Existem, atualmente, 262 unidades em funcionamento em todos os estados do país.

Inauguração da Estação Digital René Bertholet

Data: 1.5.2009
Hora: 14h
Local: Avenida Camaçari, S/N, colônia Pindorama, Coruripe/Alagoas.