É preciso reflorestar para recuperar nossas florestas
 

 

É alarmante a diminuição da floresta amazônica. Por causa disso, alterações climáticas como grandes estiagens ou a seca castigam muitas regiões. A agressão às florestas provoca erosões, inundações e altera o regime natural das águas.

O reflorestamento é a saída para recuperar as áreas degradas da floresta amazônica. Saiba que existem dois tipos de reflorestamento. Aquele voltado para a comercialização, como o reflorestamento de eucalipto ou madeira para extração de celulose e o reflorestamento voltado para a recuperação de áreas degradadas ou criação de unidades de conservação. Nesse caso, não existem fins comerciais.

No reflorestamento para a recuperação do meio ambiente, a preocupação está em  reconstituir a mata, deixando-a bem parecida com seu estado natural antes da ação do homem. Tudo isso é feito para preservar os lençóis freáticos, o solo e até mesmo a qualidade do ar.

O governo do estado tornou obrigatória a recomposição florestal pelos proprietários de áreas situadas ao longo dos rios e demais cursos d’água, ao redor de lagoas, lagos ou reservatórios d’água naturais e artificiais, bem como nas nascentes e nos chamados “olhos d’água”. A lei publicada no Diário Oficial determina punições para quem desrespeitar essas medidas legais. Ou seja, quem não cumprir o que a lei determina vai receber advertência, multa  entre cem e mil vezes o valor da UF-PA (Unidade Fiscal do Estado do Pará), ou qualquer outro título público que a substituir, mediante conversão de valores.

Atenção, proprietários rurais!

Toda propriedade rural deve ter uma área de preservação obrigatória chamada Reserva Legal. No Pará, é preciso manter áreas florestais nativas ou regeneradas em 80% do imóvel rural. Quem não estiver com essa área preservada em sua terra deve procurar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (SEMA) para realizar um termo de ajustamento de conduta. Nesse documento, o proprietário se comprometerá a fazer o reflorestamento.

Agora que você já sabe de tudo isso, passe essa informação para amigos, vizinhos, familiares. Leve essa notícia para toda a comunidade. Somente com a participação de todos, o Pará vai conservar e preservar suas riquezas naturais.