Cá entre nós

As dicas dessa semana são:

Filme
Por Diego Freitas (mailing)

O Bem Amado: o eterno Odorico Paraguaçu invade as telas de cinema
Para quem gosta de uma sátira inteligente sobre a política brasileira, chegou aos cinemas O Bem Amado, de Dias Gomes. A obra, originalmente uma peça teatral, tornou-se grande sucesso da televisão brasileira, como novela e depois como série, na década de 70.

A trama gira em torno da pretensão do prefeito da cidade de Sucupira, Odorico Paraguaçu (Marco Nanini), de inaugurar um cemitério para cumprir promessa de campanha e calar os críticos, principalmente Vladimir (Tonico Pereira), dono do jornal local. E, de quebra, ganhar um dinheirinho extra, com caixa dois. Porém, o mais famoso prefeito da ficção brasileira enfrenta um pequeno empecilho: ninguém morre na cidade.

Com o apoio das irmãs Cajazeiras - vividas por Andréa Beltrão, Drica Moraes e Zezé Polessa - o corrupto político chega até a ‘importar’ um moribundo, Ernesto (Bruno Garcia), grande esperança para “estrear” o cemitério. Entretanto, como ninguém da cidade está disposto a colaborar, ou seja, a morrer, nem Ernesto, a solução é contratar o famoso matador Zeca Diabo (José Wilker), assassino do prefeito anterior.

A comédia, dirigida e adaptada por Guel Arraes (que também dirigiu Lisbela e o prisioneiro) e produzida por Paula Lavigne, traz algumas atualizações em relação à versão televisiva de Dias Gomes: as irmãs Cajazeiras, antes beatas, agora são peruas, e Odorico é um político muito mais urbano, mas continua a abusar dos neologismos para impressionar eleitores e das negociatas para atingir seus objetivos.

Palestra

No dia 11 de agosto, o Iesb promove o 1º Painel de Mídias Sociais. A palestra traz blogueiros e especialistas que apresentarão as tendências e impactos das mídias sociais nos negócios e na sociedade. Vale a pena conferir. O evento será no auditório Benedito Coutinho, 609 norte, aberto ao público. Para se inscrever acesse o site:

http://www.iesb.br/oficinas/PainelMidiasDigitais/inscricao_externo.php