|
Um olho na Copa, outro na Segurança Pública
Brasília, 23/06/2010 (MJ) – É assim que a cidade de Manaus vem se preparando para sediar a maior festa do futebol mundial em 2014. Como não dá pra pensar em Copa sem pensar, antes de qualquer coisa, em um bom planejamento de segurança, a capital amazonense adere hoje ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)
O Termo de Cooperação, que permite o município candidato reivindicar investimentos do Governo Federal na área, vai ser assinado na tarde de hoje (23) no Palácio da Justiça. Participam da cerimônia, a partir das 17h, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, e o Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
Além de Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Natal, Recife e Salvador também vão sediar a Copa do Mundo daqui a quatro anos. Entre as capitais, ela era a única, no entanto, que ainda não fazia parte do Pronasci.
O caminho da prevenção:
O Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) atua em duas frentes: Prevenção e Repressão Qualificada. A primeira se traduz em ações sociais de participação efetiva das comunidades castigadas pela violência urbana.
Já a segunda diz respeito aos investimentos na polícia local.
O Território de Paz, um dos exemplos de atuação efetiva e presente em mais de vinte cidades brasileiras, chega com projetos como o Mulheres da Paz e o Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo) oferecendo bolsas para os que se destacam em meio ao cenário dominante de violência.
O Governo Federal vem investindo de forma crescente em Segurança Pública desde 2003. Segundo dados do Ministério da Justiça corrigidos pelo IPC-A do último mês de abril, de lá pra cá foram R$ 17,33 bilhões em infra-estrutura prisional, operações, formação de policiais e ações de combate ao crime de um modo geral. Para visualizar o quadro com os números de segurança pública nos últimos 10 anos, clique aqui.
O Pronasci surgiu somente em 2008, mas corresponde a R$ 3,79 bilhões deste valor. Isso sem contar gastos com pessoal. Um investimento que só pode ser sentido ao longo prazo, mais provavelmente durante a Copa de 2014. Daí a importância da adesão da cidade de Manaus.
Serviço:
Assinatura do Termo de Adesão Manaus ao Pronasci
Data: 23.06.2010 – quarta-feira
Hora: 17h
Local: Gabinete do Ministro da Justiça – Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede, 4º andar.
Mais Informações:
Marcos Azevedo – marcos.azevedo@mj.gov.br
Daniela Matos – danymatos@gmail.com
Assessoria de Comunicação – Ministério da Justiça
(61) 2025-3315/ 3135 |
|