SDE sugere à ANATEL maior número de concorrentes na banda larga

Brasília 25/03/10 (MJ) - A Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, sugeriu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), nesta quinta-feira (25), o arquivamento da investigação contra a Telefonica e a Oi/Telemar, por entender que a prática de preços diferenciados entre localidades para o mesmo serviço de acesso à Internet banda larga via ADSL e cabo não configura uma infração à ordem econômica.

A SDE entendeu que a cobrança não fere o livre mercado, pois as empresas estão agindo de forma racional diante das pressões competitivas diferenciadas - onde há mais concorrência, os preços serão naturalmente mais baixos.

Apesar de não haver indícios de infração à ordem econômica, a SDE sugeriu à Anatel que estimule a entrada de novas empresas do setor de provimento de Internet em localidades onde haja apenas um agente no mercado, de forma a incrementar a concorrência com benefícios diretos ao consumidor.

A investigação conta a Telefonica e a Oi/Telemar iniciou-se a partir da representação recebida pelo Ministério Público Federal no Estado de São Paulo e da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TELCOMP).

Para acessar íntegra do Parecer, clique aqui.

 
A Agência MJ mantém um serviço de Ouvidoria à disposição de todos os meios de comunicação e instituições que recebem nossos informes. Dúvidas, solicitações, críticas e sugestões serão recebidas por meio de nosso correio eletrônico:agenciamj@mj.gov.br . Essa interação é fundamental para o aperfeiçoamento do nosso trabalho. Fones: (61) 3429 3315 ou 34293135