Luz para Todos leva energia elétrica a 1,4 milhão de mineiros

O programa Luz para Todos, do Governo Federal, alcançou a marca de 13,2 milhões de pessoas atendidas em todo o país até o mês de dezembro de 2010. A energia elétrica chegou a famílias que moram na área rural. Só no estado de Minas Gerais, 1,4 milhão de brasileiros saíram da escuridão.

Para a realização das obras no Estado, o Governo Federal já liberou, até o momento, R$ 916 milhões, do total de R$ 1,3 bilhão contratado com as concessionárias de energia local. O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e desenvolvido em parceria com os governos estaduais, as concessionárias de energia elétrica e as cooperativas de eletrificação rural.

Além de levar energia elétrica aos lares, o Luz para Todos contribui para a melhoria da renda das famílias atendidas.  É o caso da comunidade Pequi, do município mineiro da Chapada Gaúcha. A busca por oportunidades levou a comunidade à criação da Associação Mãe Ana, que hoje agrega bordadeiras e apicultores. Com a chegada da luz as bordadeiras expandiram o seu negócio porque passaram a trabalhar também à noite e começaram a fazer também bonecas de palha de milho. “Para fazer as bonecas tem que ter a pistola com cola quente e ela é ligada à energia”, explica a presidente da Associação, Lourdes Maria. Hoje elas participam de feiras para revender seus produtos.

E os benefícios não param por aí. A vida dos apicultores também melhorou muito. Hoje não tem desperdício e colher o mel à noite ficou mais fácil. Eles agora levam as melgueiras dentro de sacos plásticos até as suas casas e tiram o mel iluminados pelas lâmpadas elétricas. “Dá para colher mais mel e ganhar um dinheirinho a mais” diz Lourdes. Os produtos são vendidos na própria comunidade, em algumas cooperativas e em feiras.

As melhorias que a comunidade Pequi já desfruta são apenas um exemplo, dentre diversos outros em todo o Brasil, que mostra os benefícios da energia elétrica e as grandes mudanças que ela proporciona na vida das pessoas que moram no meio rural. 


COMO PEDIR A LUZ

O morador do meio rural que não possui energia elétrica em casa e não fez seu pedido ainda, deve procurar o escritório ou representante da concessionária que atende a região e solicitar a instalação da luz. A prioridade das obras é definida pelo Comitê Gestor Estadual e o cronograma, pela concessionária de energia elétrica.

 

Assessoria de Comunicação do Luz para Todos - MME

Tel: (61) 3319-5281 e 3319-5037