Luz para Todos leva energia elétrica a 316 mil amazonenses

O Programa Luz para Todos, do Governo Federal, foi criado para levar energia elétrica gratuita a todos os moradores do meio rural brasileiro. Até janeiro de 2011, 13,3 milhões de brasileiros foram atendidos pelo Programa. Só no estado do Amazonas, mais de 309 mil brasileiros saíram da escuridão.

Para a realização das obras no Estado, o Governo Federal já liberou, até o momento, R$ 255,3 milhões, do total de R$ 515,2 milhões contratado com a concessionária Amazonas Energia. O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e desenvolvido em parceria com os governos estaduais, as concessionárias de energia elétrica e as cooperativas de eletrificação rural.

A energia elétrica contribui para a economia local. O Ramal São José, no município de Iranduba, é um exemplo vivo de mudanças. Produtores de polpas de açaí, buriti, cupuaçu e manga reclamavam que antes, sem energia elétrica, era muito difícil armazenar os produtos. "A gente não podia produzir direito porque não tinha como conservar", diz a moradora, Raimunda Cordeiro. "E sem armazenamento era a maior correria para vender o produto, e a qualquer preço para não perder", completa.

Para vender as polpas os produtores tinham que ir a Manaus e a única condução que a população tem para chegar ao seu destino é a balsa, que dura 40 minutos de travessia pelo Rio Negro. "Às vezes tínhamos que esperar umas duas horas para poder pegar a balsa, mais o tempo da travessia, não tinha polpa que resistisse ao calor do Amazonas. O prejuízo era certo!", diz Raimunda.

Hoje eles não precisam mais atravessar o rio diariamente para entregar as polpas. Elas ficam congeladas no freezer e as viagens são planejadas. "Transportamos mais polpas e o calor não estraga mais a produção. As perdas acabaram", diz Raimunda. E não é só isso, a luz trouxe perspectivas para a comunidade.

De norte a sul do país, existem diversos exemplos de mudanças na qualidade de vida de pessoas que moram na área rural. Mudanças que proporciona uma vida muito mais digna.

COMO PEDIR A LUZ

O morador do meio rural que não possui energia elétrica em casa e não fez seu pedido ainda, deve procurar o escritório ou representante da concessionária que atende a sua região e solicitar a instalação da luz. A prioridade das obras é definida pelo Comitê Gestor Estadual e o cronograma, pela concessionária de energia elétrica.

 

Assessoria de Comunicação do Luz para Todos - MME

Tel: (61) 3319-5281 e 3319-5037