Projeto de energia alternativa
será implantado na Amazônia


Treze comunidades isoladas do Amazonas vão receber energia elétrica de forma alternativa. A iniciativa faz parte dos projetos especiais do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, para atender localidades que se encontram distantes das redes de distribuição e de difícil acesso para o transporte de materiais e equipamentos.

A eletricidade será gerada em miniusinas solares que utilizam a luz do sol. Cada miniusina será composta de painéis fotovoltaicos e manterá um banco de baterias que acumula a energia elétrica, para atender as residências das comunidades.

Outra novidade prevista para este tipo de atendimento é a forma de pagamento, com o uso do sistema pré-pago. Ou seja, o morador adquire e paga antecipadamente, por meio de um cartão similar ao de crédito, a quantidade de energia conforme suas possibilidades financeiras.

As comunidades beneficiadas são: São Sebastião, no município de Autazes; Democracia e Terra Nova, em Barcelos; Nossa Senhora do Carmo, no município de Beruri; Mourão e Santo Antônio, em Eirunepé; Nossa Senhora do Nazaré, Santa Luzia, Santa Maria e São José, no município de Maués; e Aracari, Bom Jesus do Puduarí e Sobrado, em Novo Airão.

O projeto foi aprovado pela Aneel, por meio da Resolução Autorizativa nº 2.150, de 4 de novembro e 2009. As obras deverão ter início em Janeiro de 2010.

 
 

Assessoria de Comunicação do Luz para Todos - MME

Tel: (61) 3319-5281 e 3319-5037