Luz para Todos muda
a vida na Ilha de Canárias


Localizada no Delta do Paranaíba, no estado do Maranhão, a paradisíaca Ilha de Canárias é rodeada por água doce e salgada, situação que favorece a pesca, principal atividade econômica dos moradores locais. A chegada da energia elétrica pelo Programa Luz para Todos impulsionou a economia, além de expandir o turismo.

“A energia elétrica mudou a vida da comunidade, em todos os sentidos”, afirma uma das moradoras, Mônica Maria de Oliveira, 28 anos. Antes os pescadores salgavam os peixes e, quatro vezes por semana, viajavam de barco até a cidade para comprar gelo. Além do desperdício com a perda de muitos peixes eles vendiam o produto a preços inferiores aos das cidades vizinhas. Hoje os peixes pescados na ilha são armazenados em freezers.

A construção de novos empreendimentos turísticos também impulsiona a economia na ilha. Gente como Lina Márcia Dias e seu filho, Daniel, tiveram a idéia de montar um restaurante assim que a energia elétrica chegou. Não demorou muito para a casa onde vivem se transformar na pousada Casa do Caboclo. “Muitos visitantes me perguntavam se eu alugava a casa ou se podiam acampar no meu terreno”, diz Lina. Hoje são três quartos com suíte para atender a clientela.

E Lina enumera outros benefícios da chegada da eletricidade: “a gente tem mais conforto. Nós podemos ter ventilador, televisão, computador. Nunca vou esquecer o primeiro dia que acendi a luz na minha casa”, completa.

O Luz para Todos é um programa do Governo Federal que já acendeu os lares de 269.747 maranhenses, beneficiando aproximadamente 1 milhão de pessoas. Em todo o país o Programa já atendeu gratuitamente a 10.582.610 milhões de pessoas.

 
 

Assessoria de Comunicação do Luz para Todos - MME

Tel: (61) 3319-5281 e 3319-5037