Luz para Todos põe fim a solidão

As 150 famílias da comunidade de Nossa Senhora da Aparecida, município de Iranduba, no estado do Amazonas, festejam a chegada da energia elétrica pelo Programa Luz para Todos. Entre os moradores da comunidade, um em especial tem motivo de sobra para comemorar: é Raimundo Silva Santos, conhecido como Seu Alegria, um simpático senhor de 66 anos que vive num barco flutuante dentro do lago Catalão.

Há 30 anos Alegria trabalha com alevinos e há seis anos cria pirarucu. Durante seis dias da semana ele deixa a família na cidade e vai para o flutuante cuidar de seu negócio. Antes da chegada da energia elétrica tinha como únicos companheiros um rádio a pilha e a lamparina. “Nunca pensei que fosse ter luz no meu flutuante”, diz Alegria.

Além de iluminar a noite solitária, a luz também serve para clarear as gaiolas dos pirarucus e atrair mosquitos para os peixes comerem. Hoje em dia o flutuante é equipado com televisão e ventilador e é atração turística na localidade. “Os turistas vêm conhecer os pirarucus”, afirma Alegria, que conta também da emoção quando viu a primeira lâmpada acender na comunidade. “Teve gente que chorou de alegria. Agradeço a Deus e ao Lula a chegada do Luz para Todos”.

O Luz para Todos é um programa do Governo Federal que já acendeu os lares de 33.302 amazonenses, beneficiando aproximadamente 166 mil pessoas. Em todo o país o Programa já atendeu gratuitamente a 10.582.610 milhões de pessoas.

 
 

Assessoria de Comunicação do Luz para Todos - MME

Tel: (61) 3319-5281 e 3319-5037