Luz para Todos muda vida de quilombolas


“A energia não é um luxo e sim uma necessidade”. É o que diz Laura de Jesus, líder da comunidade remanescente de quilombo da fazenda Picinguaba, localizada no município de Ubatuba, no estado de São Paulo. Assim como ela, 49 famílias que moram na localidade agradecem a chegada da energia elétrica pelo Programa Luz para Todos.

A luz elétrica mudou a rotina das famílias. Foi cedido à comunidade um telecentro com dez computadores para os jovens. Eles podem fazer trabalhos escolares e pesquisas. Agora os adultos também podem trabalham à noite na casa de farinha e fazer a festa do quilombo. “Antes da energia a festa tinha que ser durante o dia, hoje podemos aproveitar à noite”, diz Jesus.
A energia elétrica também trouxe economia para as famílias. Antes da chegada da energia, os gastos com querosene e vela somavam cerca de R$ 70,00 por mês. Hoje a média da conta de luz é de R$ 30,00. Além de ser mais caro, a lamparina exala fumaça nociva à saúde das crianças e dos adultos. “Quase perdi um neto por problema respiratório. Hoje eu e ele fazemos tratamento por causa da fumaça do querosene”, diz Laura.

E agora não falta conforto na comunidade. Hoje as famílias têm geladeira, ventilador e televisão. “Poder beber água gelada e comprar comida sabendo que não vai mais estragar é uma benção”, completa Laura.

O Luz para Todos é um programa do Governo Federal que já acendeu os lares de 73.030 paulistas, beneficiando aproximadamente 365 mil pessoas. Em todo o país o Programa já atendeu gratuitamente a 10.582.610 milhões de pessoas.

 
 

Assessoria de Comunicação do Luz para Todos - MME

Tel: (61) 3319-5281 e 3319-5037