O sorriso de quem recebe Luz para Todos


O desânimo na vida de Ieda Maria Rocha foi substituído pela alegria. Ela é só sorrisos depois que o Programa Luz para Todos chegou ao assentamento Pastorinha, no município de Brumadinho – MG, em dezembro de 2009, e iluminou a sua casa. Ela afirma que nunca perdeu a esperança, mas que ficava triste com a falta da luz.

A simpática senhora, que vive da agricultura de hortaliças, não segura a emoção ao falar da felicidade em poder molhar, diariamente, sua plantação de quiabo, cenoura e couve. Ato quase impossível com o uso da bomba d’água movida a diesel. “Tinha que economizar, então eu molhava muito pouco a plantação. Minha horta morria por falta d’água”. Ieda diz referindo-se ao diesel, que tinha um custo de R$ 100,00 por semana, “R$ 400 por mês, e a plantação nem ficava molhada direito!” Segundo ela, esse foi um período muito triste e desanimador. Hoje dona Ieda só precisa apertar o botão da bomba d’água e pronto, sua plantação é toda molhada. “Não tem coisa melhor, e veja como as plantinhas estão bonitas!”, diz orgulhosa mostrando a plantação de couve.

A chegada da energia elétrica trouxe outros benefícios. Dona Ieda sofre de pressão alta o que a impedia de comer carne. “Eu salgava as carnes para não estragar e não podia comer”, fala. Mas essa dificuldade foi superada porque toda a comida vai para a geladeira e nada mais estraga.

E os sonhos não param por aí, agora ela quer comprar um carrinho para transportar as suas hortaliças. Pela determinação que tem, com certeza, logo logo ela estará motorizada levando sua produção para Betim e Belo Horizonte.