Uso produtivo do Luz para Todos

“Agora vamos melhorar nossa qualidade de vida”, a afirmação é do presidente da Associação de Produtores Rurais da Fazenda da Mata - Caiçara, José Nogueira, sobre a chegada do Luz para Todos no assentamento Caiçara, localizado no município de Amparo, na Paraíba. Além do conforto em ter uma geladeira e um ventilador em casa, os agricultores querem montar agora uma horta comunitária orgânica.

O Programa Luz para Todos leva às comunidades beneficiadas muito mais que a iluminação dos lares, dá a oportunidade de as famílias usarem a energia elétrica para melhorar a renda. Nogueira fala do impulso que o Luz para Todos proporcionou na comunidade. “Sempre sonhamos em usar nossa terra para o uso produtivo. Vamos plantar pimentões, tomates e alfaces”. E o projeto para realizar esse sonho já está em discussão na Associação.

O Luz para Todos também foi essencial para a implantação do Projeto Água Doce, para pôr em funcionamento o dessalinizador, equipamento elétrico que, por meio de filtragens, transforma a água salobra ou salgada em água própria para consumo. “A energia elétrica foi prioritária em nossa comunidade, sem ela não poderíamos ter a água potável nem usar nossa terra para plantação”, diz Nogueira.