Luz para Todos ilumina Santana


Henrique dos Santos é um dos moradores mais antigos de Santana, no estado do Amapá. Ele, a esposa, Maria das Graças, e seus dez filhos moram há 35 anos na zona rural do município. Para sustentar a família, que não é pequena, ele planta mandioca, pesca, caça, além de buscar outros alimentos retirados da floresta. A vida sempre foi tranquila, e só o que faltava era a energia elétrica em casa. “Sonho impossível para quem mora fora da cidade e principalmente perto da mata”, diz Santos.

Segundo o morador a esperança passou a existir quando ele ouviu falar que um programa do Governo Federal, chamado Luz para Todos iria instalar energia elétrica nas casas de todos . “A gente nunca acreditou que um dia viria energia até aqui. E graças a Deus veio e o sonho se realizou”, afirma o pai de família. Com apenas um ano, o fornecimento de energia elétrica chegou ao município e logo mudou radicalmente a vida de muitos moradores do Assentamento do Piaçacá.

Para o agricultor o único meio de transformar o trabalho das pessoas da região mais produtivo era ter acesso a motores elétricos para moer mandioca, picar capim e triturar milho para fazer ração para o gado.

Ele mesmo já tem hoje um triturador de mandioca para fabricar farinha, “a gente começou a adquirir o equipamento quando chegou a energia. Antes não adiantava ter pois não tinha como colocar para funcionar. Agora como chegou a energia a gente pode comprar esses e muitas outras coisas para a casa da gente”, declara Henrique. E entre as “muitas outras coisas” que ele citou, está a televisão que ele deu de presente para dona Maria das Graças assistir à novela, à noite.