Luz para Todos e o êxodo urbano


O Programa Luz para Todos está promovendo o êxodo urbano da comunidade Refugiado, no município de Vacaria, Rio Grande do Sul. Com a chegada da energia elétrica, famílias voltaram ao campo para o plantio de frutas. Hoje em dia cerca de 120 famílias trabalham na plantação.

A associação de produtores de pequenas frutas da comunidade se especializou na plantação de amora, framboesa e mirtilo. “Conseguimos viver com que produzimos. Se trabalhássemos na cidade não iríamos ganhar o que ganhamos aqui”, afirma o presidente da associação, Jair de Sousa Vargas.

Com a chegada da energia, os produtores investiram na refrigeração, irrigação, máquinas para processar as frutas, além de câmeras frias para estocagem. “Estamos produzindo cerca de 10 toneladas de amora e 15 toneladas de framboesa e mirtilo. Sem a energia não conseguiríamos”, diz Vargas.

O Luz para Todos é um programa do Governo Federal que já acendeu os lares de 76.888 gaúchos, beneficiando aproximadamente 385 mil pessoas. Em todo o país o Programa já atendeu gratuitamente a 10,6 milhões de pessoas.