Vida nova para os quilombos de Nazaré


Passar a vida sendo iluminado pela luz de candeeiro e vela sempre foi a realidade da comunidade quilombola Algodões, localizada no município de Nazaré, no Piauí. Realidade que mudou com a chegada do Programa Luz para Todos, do Governo Federal. “Com energia elétrica melhorou bastante a sobrevivência da comunidade, que era muito precária”, diz o membro da pastoral social da diocese de Floriano, Djalma Neves.

“Acompanho a dificuldade em que vivem essas famílias. A energia elétrica vai levar conforto e melhorar o plantio”, afirma Neves. Conforto representado pela oportunidade de assistir a um programa de televisão ou pelo uso de geladeira para armazenar os alimentos, diminuindo o desperdício. E os benefícios se estendem para a economia da região. “Tinha uma casa de rapadura no local, mas a pessoa que fazia o doce está muito velha e não aguenta mais fazer o serviço pesado”, afirma Neves.

Com a energia elétrica, será mais fácil moer a cana usando um triturador. “A casa de rapadura vai poder voltar a funcionar”, fala Neves. O membro da pastoral também explica outros trabalhos que a comunidade pretende começar. “Agora eles querem melhorar a plantação de mandioca e começar ainda a criação de galinha caipira. A luz só traz vantagens!”, completa.