Municípios do Sul defendem assistência social e mais dignidade à população

Oficinas ocorrem nesta quarta-feira, em Brasília, com coordenação do MDS e apresentação de ações e programas de apoio à pequena produção

Ana Nascimento/MDS  

Pinhais (PR), 11 – "Vamos trabalhar em prol da dignidade de todos. Esse é o recado que trago para vocês da ministra Tereza Campello." As palavras da secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, foram ditas no encontro que reuniu cerca de 350 gestores e trabalhadores da área nesta quinta-feira (10), à noite, em Pinhais (PR).
Denise Colin destacou a importância do encontro regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) por considerar que a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) se dá nos municípios.

"Esta é mais uma conquista da população: é no município que acontece a oferta de serviços", disse Denise Colin, que ressaltou ainda os desafios de avançar no sistema para inserir parte da população que ainda se encontra à margem dos serviços socioassistenciais.

Mesa do encontro de gestores de assistência social da Região Sul, em Pinhais, no Paraná


A secretária se referia ao fortalecimento da rede, à integração das áreas e à mudança cultural.

Sobre o comprometimento ao se assumir um cargo público, afirmou: "Devemos fazer a diferença. Contem comigo para o acesso direto ao ministério e fiquem à vontade para críticas e sugestões que contribuam para a melhoria do Suas", assinalou. Denise Colin foi a conferencista da noite e apresentou o tema "O Papel dos Municípios na Gestão Descentralizada do Suas".

Ieda Castro, presidente do Congemas, acredita que muito se tem a comemorar pelas conquistas alcançadas nos últimos anos na assistência social, mas considera fundamental que todos tenham consciência do que vem pela frente. "Precisamos democratizar e desburocratizar o serviço público. O Suas não vai resolver o problema da desigualdade, mas é estratégico para combatê-la", garantiu.

Comprometimento na área social foi também o destaque dado pela secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. "Quando estamos atendendo nossa gente, não há partido. É nossa obrigação", garantiu Fernanda, que enfatizou o município como instrumento principal para a política pública.

As cidades de pequeno porte que ainda não conseguiram atender requisitos do Suas são a maior preocupação da presidente do Coegemas/SC (Colegiados Estadual de Gestores), Marli Nacif. Para ela, é de extrema importância fortalecer a rede de proteção social no Estado. Mauro Alan, presidente do Coegemas/RS, destaca o encontro como espaço democrático para aprimorar o Suas e trocar experiências. "Essa política não é para nós, e sim para os usuários, que estão na ponta", disse.

Márcia Mazzarotto, presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Paraná (Cogemas/PR), apontou a força que a política ganhou com a implantação do Suas. Márcia Ferreira, secretária de Assistência Social de Pinhais, acredita que os trabalhadores da área fazem a diferença na vida das pessoas e que a assistência social já é reconhecida como direito de todos.

O prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves, destacou a importância do Suas como instrumento que contribui para a emancipação das famílias. Ivone Carvalho, presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, finalizou que "as pessoas são prioridade absoluta".

O Encontro Regional do Congemas Sul termina na noite desta sexta-feira (11). Promovidos pelo Congemas em parceria com o MDS, esses debates preparam o Encontro Nacional que ocorrerá de 18 a 20 de abril, em Belém (PA).

Ana Soares/Aline Menezes
Ascom/MDS
(61) 3433-1065
www.mds.gov.br/saladeimprensa



Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021