Missões internacionais ampliam experiências sobre desenvolvimento social

A Colômbia será o primeiro destino dos vencedores do Prêmio Rosani Cunha; Uruguai, o segundo

 

Divulgação/MDS  
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promoverá na Colômbia, entre 26 e 30 de julho, a primeira missão internacional do Prêmio Rosani Cunha. Durante as viagens, os premiados apresentarão seus projetos e conhecerão novas experiências de desenvolvimento social.

A diretora do Departamento de Formação e Disseminação do MDS, Monica Rodrigues, e Heloína Fonseca, da Assessoria Internacional, acompanharão os premiados durante a viagem. Entre 30 de agosto e 3 de setembro, ocorrerá nova missão, dessa vez tendo o Uruguai como destino.

No total, os 21 premiados participarão de missões internacionais e nacionais, visitando quatro práticas de gestão contempladas pelo prêmio. O processo de seleção envolveu técnicos do MDS, consultores e especialistas da área de desenvolvimento social.
 
Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social identifica e divulga ações integradas de políticas e programas sociais



Rodrigues acredita que as viagens valorizarão as ações do MDS. “Por meio do intercâmbio de experiências, os vencedores terão a oportunidade de conhecer outras práticas, outras realidades, aperfeiçoando a execução de cada projeto”, ressalta.

A diretora, que embarca no próximo sábado (31) para a Colômbia, destaca que o evento, além de honrar com o compromisso do MDS com a premiação, fortalece os vínculos do governo brasileiro com ações de cooperação internacional. “Os governos colombiano e uruguaio desenharam a missão de acordo com os interesses e necessidades do MDS e da agenda do Prêmio Rosani Cunha. No Uruguai, por exemplo, contaremos com a presença da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), parceiro fundamental do MDS”, explica.

Valorização – O Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, coordenado pelo MDS, busca identificar e divulgar ações integradas de políticas e programas, assim como estudos acadêmicos nas áreas de desenvolvimento social: segurança alimentar e nutricional; renda e cidadania; assistência social e inclusão socioprodutiva.

O público da premiação abrange diversos setores e segmentos sociais, como gestores estaduais e municipais; dirigentes e técnicos de órgãos federais; representantes de fóruns e conselhos nacionais de políticas e defesa de direitos sociais; entidades da sociedade civil; pesquisadores e especialistas em integração de programas e políticas de desenvolvimento social; acadêmicos; pesquisadores; e alunos de pós-graduação e graduação.

As missões – Oito pessoas vão integrar a missão à Colômbia: os vencedores dos primeiros lugares das categorias prática de gestão da sociedade civil e de gestão municipais. No Uruguai, comporão à equipe, pelo MDS, Alexandro Rodrigues Pinto, coordenador-geral de Avaliação da Demanda, e Heloina Fonseca, da Assessoria Internacional. Os premiados que participarão dessa viagem serão os classificados nos primeiros lugares de práticas de gestão estadual e estudos acadêmicos (categorias profissional e estudante). A missão terá a participação de seis pessoas.

Os demais premiados do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social integrarão missões nacionais, previstas para agosto, com visitas a quatro práticas de gestão vencedoras: Grupo de envelhescentes, no Amazonas; Programa de volta para casa, em Minas Gerais; Incubando empreendimentos populares com uma estratégia de desenvolvimento econômico justo, em Osasco, em São Paulo; e Convivendo com a realidade semiárida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania, em Teixeira, na Paraíba.
Saiba mais detalhes sobre o prêmio em http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/eventos/avaliacao-e-gestao-da-informacao.

Informações para a imprensa
Fernanda Campos
(61) 3433.1104
Ascom/MDS

mds.gov.br/saladeimprensa

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021