Programa de qualificação profissional dá mais oportunidade aos beneficiários do Bolsa Família, diz ministra Márcia Lopes

 

Ana Nascimento-MDS  

“Vocês são a prova concreta que é possível construir um Brasil para todos”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, no discurso de formatura nesta terça-feira (1), em São Paulo, de 1.592 beneficiários do Programa Bolsa Família, que receberam diplomas de qualificação profissional do Próximo Passo. A cerimônia contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, das Cidades, Márcio Fortes, e do Trabalho, Carlos Lupi.

“Ficamos tristes quando ouvimos dizer que o Bolsa Família acomoda. Isso não é verdade. Vocês são trabalhadores e o Próximo Passo dá a formação para que vocês tenham a oportunidade de ter a

Ministra Márcia Lopes discursa durante cerimônia de formatura de alunos do curso de capacitação Próximo Passo.  

carteira assinada”. A ministra contou a história de Eliana de Jesus, que mora com os dois filhos, um de 14 anos e outro de 19 anos, e a mãe aposentada. Ela recebe R$ 40 do Bolsa Família e “fazia bico” como babá e faxineira. Descobriu o curso pedreiro e azulejo. Não deu nem tempo para procurar emprego. Foi contratada pela empresa Garfisa na última semana do curso. Vai trabalhar como ajudante de pedreiro.

Eliana contou emocionada como conseguiu o emprego. “No início não caiu a ficha . Agora já estou com os pés no chão. Já assinei o contrato de trabalho”. História semelhante tem Edito de Souza Coutinho, que fez o curso de hidráulica, gesseiro e eletricista em Itapevi (SP). Ele tem duas filhas, 17 e 19 anos, e ficou viúvo em dezembro do ano passado. Com a morte da mulher, foi cancelado o Bolsa Família porque ela era a titular do programa. Ele foi atualizar o cadastro e ficou sabendo do curso.

No evento, as empresas Goldfarb e Garfisa fizeram a assinatura simbólica da carteira de trabalho de mais de cem formandos. O presidente Lula falou da importância das mulheres estarem se qualificando, pois, 77% dos formados são do sexo feminino. “Isso significa que a mulher está conquistando sua independência e entrando no mercado do trabalho”.

Os cursos tiveram carga horária de 200 horas, divididas entre teoria e prática, na área de setor da construção civil. Os formandos são das cidades de São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Itapevi, Itanhaném, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente.

Próximo Passo - O Programa Próximo Passo é uma política pública de qualificação profissional realizada pelo Governo Federal — por meio dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Turismo (MTur) — em conjunto com empresários e trabalhadores. O objetivo é capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo.

O programa é parte de processo de inclusão social que proporciona cidadania por meio da qualificação profissional de brasileiros que vivem em situação pobreza. O Próximo Passo busca o desenvolvimento e a inclusão social pelo trabalho, criando oportunidades concretas de colocação de trabalhadores no mercado formal.

Roberta Caldo
Ascom/MDS
(61) 3433-1021


   
Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021