Brasil apresenta candidatura para presidência de comissão da OEA


Bruno Spada/MDS  

O Brasil irá apresentar candidatura à Presidência da Comissão Interamericana de Desenvolvimento Social da Organização dos Estados Americanos (OEA), para o período de 2011 a 2012, nos dias 8 e 9 de julho, em Cali, na Colômbia. Caso seja aceita pelas demais nações, o cargo será exercido pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, que representará o País no evento. Chile e Colômbia já ocuparam o cargo.

Na Segunda Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Desenvolvimento Social da OEA, que terá como tema principal o fortalecimento e a sustentabilidade dos sistemas de proteção social, os seguintes temas serão discutidos: fortalecimento dos sistemas de proteção social; parcerias para política social mais efetiva; desafios na geração de emprego e renda, fortalecimento de políticas de segurança alimentar e gerenciamento do risco social para redução da vulnerabilidade de vítimas de desastres naturais.

Enchentes – Nos últimos dias, o Brasil tem enfrentado as enchentes em Pernambuco e Alagoas. Até agora, em ambos os estados, segundo dados da Defesa Civil, mais de 90 municípios foram atingidos e cerca de 337 mil pessoas, afetadas, de alguma, forma pelas chuvas. Para diminuir o sofrimento dos brasileiros atingidos, o Governo Federal tem

 
Ministra Márcia Lopes participará da apresentação da candidatura do Brasil à presidência de comissão da OEA

distribuído cestas de alimentos, liberou saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), antecipou o pagamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada e construiu moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Desenvolvimento – Entre 2003 e 2008, mais de 24 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse mesmo período, o índice de extrema pobreza – pessoas que vivem com menos de U$ 1,25 por dia – caiu de 12% para 4,3% e a desnutrição infantil foi reduzida de 12,5% para 4,8% entre crianças menores de cinco anos.
O Programa Bolsa Família, atualmente, beneficia 12,5 milhões de famílias com recursos de mais de R$ 13 bilhões anuais.

André Carvalho

SERVIÇO
Segunda Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Desenvolvimento Social da Organização dos Estados Americanos (OEA). Participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes

Data: 8 e 9 de julho de 2010 (quinta e sexta-feira)
Hora: 9h às 18h (3 horas a menos em relação ao horário de Brasília)
Local: Centro de Eventos Valle Del Pacífico, Calle 15#26-120, Autopista Cali-Yumbo, Cali, Colômbia
Assessor acompanhando a ministra: André Carvalho (61) 9321.0132

 

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021