Crispim Moreira, do MDS, discute implementação do Sisan em Sete Lagoas


Quim Drummond/Secom/Sete Lagoas  

A Prefeitura de Sete Lagoas (MG) vai priorizar a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Essa decisão ocorreu após a visita do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Crispim Moreira, à cidade na sexta-feira (9). Em reunião com o prefeito Mário Márcio Maroca e secretariado, Crispim destacou a importância do Sisan: “É preciso que o município continue a agenda de segurança alimentar e nutricional”. O prefeito concordou e pretende pôr isso em prática.

O Sisan, instituído pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), é um sistema em construção, que tem como objetivo promover o direito humano à alimentação adequada em todo o território

 
Horta comunitária de Sete Lagoas ajuda a combater a insegurança alimentar

nacional. Trata-se de um sistema público de gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo para a implementação das políticas de segurança alimentar e nutricional. O MDS oferece aos municípios apoio à implantação do Sisan.

Na visita a Sete Lagoas, o secretário conheceu duas hortas comunitárias e ficou impressionado com o tamanho delas. A cidade possui tem sete hortas comunitárias, que juntas possuem área de 15 hectares. A Prefeitura oferece o terreno e assistência técnica, enquanto as associações (formadas pelas famílias) são responsáveis pela administração das hortas e a comercialização dos produtos. “A agricultura urbana veio para resolver o problema de renda e de alimentação nas cidades”, defendeu o prefeito.

Sete Lagoas já adota ações do MDS, como o Restaurante Popular, e assinou convênios para mais três: Banco de Alimentos, Feiras Livres e Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Além disso, a Prefeitura tem há 27 anos o programa das hortas comunitárias, que oferecem trabalho a 340 famílias. Crispim reconheceu o esforço do município no combate à fome e ofereceu ajuda técnica para ampliar as ações.

O Restaurante Popular construído com recursos do MDS e as obras do Banco de Alimentos foram outras visitas feitas pelo secretário. O restaurante oferece 1,2 mil refeições por dia a R$ 1. O banco será construído ao lado e terá a função de fornecer alimentos para o restaurante. Além disso, servirá de espaço para cursos profissionalizantes destinados a famílias de baixa de renda.

Dimas Ximenes

Informações para a imprensa
Adriana Scorza/Dimas Ximenes
(61) 3433.1052
ASCOM/MDS
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021