|
|
|
Integrantes do Projovem Adolescente da cidade de Betim, em Minas Gerais, participaram nesta quinta-feira (15/4) de um fórum para discutir de que forma podem ter uma atuação mais expressiva na comunidade. O Projovem Adolescente é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que atende rapazes e moças de 15 a 17 anos. Os jovens que dele participam debatem temas da atualidade, realizam atividades esportivas e culturais e recebem noções de cidadania. O objetivo é tornar o jovem um cidadão mais consciente e ativo na sociedade.
Para o psicólogo Jairo Martins Nascimento, da equipe do Projovem Adolescente de Betim, o encontro foi uma boa oportunidade para fazer valer a voz da juventude: “O jovem precisa cada vez mais assumir o seu papel porque muitas vezes ele é taxado de irresponsável mas, em alguns momentos, é ele quem conscientiza os adultos”, destaca Jairo. |
Maysinglea Costa Silva, 15 anos, foi encarregada de fazer a abertura do encontro e, em seu discurso, destacou a importância do programa: “No Projovem, a todo momento, nós, os adolescentes, somos preparados para o futuro, para a vida, a convivência social e familiar e, também, para o mundo do trabalho, onde vários adolescentes estão fazendo um curso, estão trabalhando. O que fazemos no programa não fica só lá dentro. Nós também passamos isso para a comunidade, estimulando-a em participação ativa e ações junto conosco. Eu sou uma prova disso”, enfatizou a jovem.
O fórum de Betim contou com a presença de cerca de 350 pessoas, entre técnicos e gestores da Política de Assistência Social, além de entidades parceiras e profissionais que trabalham junto a crianças e adolescentes no Município. E a responsabilidade pela coordenação das mesas - da qual participaram especialistas da área e autoridades, debatendo temas diversos - coube aos próprios jovens do programa.
A realização do fórum também teve como meta preparar os adolescentes para a participação no Simpósio Internacional da Juventude Brasileira (JUBRA), que vai ocorrer de 16 a 18 de junho de 2010, na Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), em Belo Horizonte.
Para o evento da PUC, já foram selecionados 32 adolescentes dos 250 que participam do Projovem Adolescente de Betim. A cidade, este ano, já conta com mais 1.075 vagas para o programa – fruto da expansão anunciada este mês pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O Projovem Adolescente tem a duração de 24 meses e é executado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), parte deles co-financiada pelo MDS. O valor mensal dos recursos repassados pelo MDS para os Municípios é de R$ 1.256,25 para cada grupo de 25 jovens.
No início de abril, o Ministério disponibilizou mais 370 mil vagas para o Projovem Adolescente de 2.511 Municípios brasileiros.
Ana Soares
Informações para a imprensa
Aline Menezes / Ana Soares
(61) 3433-1065 / 3433-1051
ASCOM / MDS |