Ministra Márcia Lopes destaca importância da gestão
das políticas públicas sociais

 

Jorge C. Santos /COM /UEL  
“É necessário promover o diálogo com os governantes de Estados, municípios e também com os representantes das casas legislativas para estimular a compreensão sobre o significado da gestão pública das políticas e direitos sociais”. A afirmação é da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, que nesta segunda-feira (26/4), participou do II Seminário de Políticas Sociais, promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná.

A ministra salientou que é preciso estabelecer metas ousadas na implementação das políticas públicas sociais, ressaltando a importância de Estados e municípios para o sucesso da execução das ações. “Construir, por exemplo, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) não é tarefa fácil. Por isso, precisamos de entes parceiros nesta empreitada corajosa”, destacou.
Em Londrina, a ministra Márcia Lopes destacou que o Brasil vive um momento de romper fronteiras na gestão das políticas sociais  


Márcia Lopes ressaltou ainda que o Brasil vive um momento de romper fronteiras na gestão das políticas sociais. “Somos hoje observados pelo mundo. Missões estrangeiras continuamente demonstram interesse em saber como fazemos a gestão do Bolsa Família, dos programas de assistência social e de segurança alimentar e nutricional”, informou para um público estimado em aproximadamente 200 pessoas, participantes que lotaram o auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados da UEL.

Também presente ao encontro, o secretário-executivo substituto do MDS, Rômulo Paes de Sousa, falou sobre o tema: “Gestão de Políticas Sociais: Impasses dos dias atuais”. Segundo Paes, o Brasil tem hoje políticas sociais comparáveis a de países do hemisfério norte. O secretário citou como exemplo o crescimento do número de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que hoje é de 5,8 mil unidades espalhadas em aproximadamente 4 mil municípios.

Rômulo Paes de Sousa também alertou que, apesar deste incremento nas políticas públicas, é necessário constante debate sobre a qualidade dos serviços sociais oferecidos à população, a consistência entre a formação dos profissionais da área e as futuras demandas e a integração da assistência social com a educação, saúde e direitos humanos.

Também participaram do evento o reitor e a vice-reitora da UEL, César Santos e Cristiane Vercesi; o deputado federal André Vargas (PT/PR); o presidente da Câmara Municipal de Londrina, José Roque Neto (PTB); o superintendente da Caixa Econômica Federal em Londrina, Roberto Luiz Bachman; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA/UEL), Anísio Neto; a chefe de Departamento de Serviço Social da UEL, Jolinda Alves; a coordenadora do evento, Maria Luiza Rizzotti, e a ex-secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Ana Lígia Gomes.

André Carvalho

ASCOM / MDS
(61) 3433 –1021


   
Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021