Em Contagem (MG), ministro Patrus Ananias anuncia recursos para Banco de Alimentos da CeasaMinas


Ana Nascimento  

No Município de Contagem (MG), na segunda-feira (1/3), onde cumpriu agenda na CeasaMinas, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, ressaltou a importância dos Bancos de Alimentos para o combate à fome no País, ao anunciar a liberação de recursos para ampliação da unidade local, conhecida como Prodal. O convênio será celebrado nas próximas semanas entre a CONAB, o CeasaMinas e o Ministério. “Da parte do MDS, serão mais de R$ 1 milhão num convênio que inclui, também, a criação de Banco de Alimentos em Uberlândia, no Triângulo Mineiro”, informou.

Para o ministro - que visitou o Mercado Livre do Produtor, participou do Seminário Metropolitano de Combate à Fome e da inauguração do Banco Popular do Brasil - as ações integradas de segurança alimentar e nutricional, como os Bancos de

Na visita ao Mercado Livre do Produtor, o ministro Patrus Ananias lembrou que as ações integradas de segurança alimentar e nutricional estão permitindo que o Brasil erradique a fome.  

Alimentos, as feiras populares e Restaurantes Populares, aliadas às demais ações que compõem a rede de proteção e promoção dos pobres, com destaque para o Bolsa Família, estão permitindo que o Brasil erradique a fome. “Se continuarmos nesse rumo, até 2016, além de superar a fome, vamos superar a miséria extrema”, afirmou o ministro, lembrando que 93% das crianças cujas famílias recebem o Bolsa Família estão fazendo três refeições diárias.

Parcerias - Patrus Ananias afirmou também que o MDS vai investir na ampliação de parcerias com as diversas Ceasas do Brasil, para que em cada uma delas seja criado um Banco de Alimentos similar ao de Minas. Ele destacou que nesses locais circulam grande número de alimentos e há uma relação direta entre produtor e consumidor. “É importante a integração entre as Ceasas e os Bancos de Alimentos porque esses equipamentos se mantêm por meio da compra direta e de doações”.

Criado em 2007, o Banco de Alimentos do Ceasa Minas distribuiu, só no ano passado, mais de 1,4 toneladas de alimentos a 262 instituições em 23 Municípios mineiros, beneficiando diretamente mais de 27.000 pessoas. Em todo o Estado de Minas Gerais, são 13 Bancos apoiados pelo MDS, sendo oito em pleno funcionamento. No país, foram implantadas 104 unidades em 19 Estados, sendo 63 unidades já em funcionamento, totalizando mais de R$ 26 milhões transferidos desde 2003.

Em sua participação na abertura do Seminário Metropolitano de Combate à Fome, Patrus Ananias falou sobre a importância dos Bancos de Alimentos na educação alimentar, uma das ênfases do MDS. “Os Bancos de Alimentos são fundamentais porque recebem as doações de alimentos de boa qualidade e tem um papel pedagógico, pois desenvolvem atividades de educação alimentar, criando uma cultura contra o desperdício e para o melhor aproveitamento dos alimentos”.

Homenagem - Durante o Seminário, o ministro Patrus Ananias recebeu a medalha “Victor Andrade de Britto”, certificado de responsabilidade social pelo comprometimento no combate à fome e na construção de uma sociedade sustentável e justa. Ainda no CeasaMinas, o ministro participou da inauguração do Banco Popular, subsidiária do Banco do Brasil destinada a incentivar a inclusão bancária da população de menor renda.

ASCOM / MDS
(61) 3433-1021


   
Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021