Bruno Spada |
|
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, participou nesta terça-feira (02/12), pela manhã, em Recife (PE), do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no Bairro de Santo Amaro – uma das localidades com maior índice de violência da cidade. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, estiveram presentes ao evento.
Santo Amaro foi escolhido para ser um dos chamados Territórios da Paz – a primeira etapa do Programa que é composto de 90 ações - juntamente com o conjunto de 12 favelas do Complexo do Alemão (RJ) e da comunidade de Santa Inês, em Rio Branco (AC). Cada uma dessas áreas receberá cerca de 30 projetos de enfrentamento à criminalidade e ações sociais, tendo como destaque a implantação da polícia comunitária. Em Santo Amaro, os investimentos do Pronasci giram em torno de R$ 70 milhões.
|
Durante o lançamento, o presidente Lula destacou a importância de garantir segurança à população e prometeu voltar ao local, em dois anos, para averiguar as melhorias nessa questão.O cantor de rap, MV Bill, nascido em Cidade de Deus (RJ), esteve presente ao lançamento do programa e recitou um poema contra a violência..
Governadores - Agora, à tarde, o ministro Patrus Ananias participa do IX Fórum de Governadores do Nordeste, também na capital pernambucana. O evento contará com a participação do presidente Lula e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e tem como anfitrião o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. No início da noite, haverá o anúncio dos municípios ganhadores do selo UNICEF 2008. Os dois eventos acontecem no Palácio do Campo das Princesas.
No encontro com os governadores da região serão apresentados os resultados das discussões dos secretários de Estado, que debaterão turismo, calendário cultural, integração produtiva e recursos hídricos. Já o Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional às cidades do Semi-Árido que alcançaram resultados significativos na melhora da qualidade de vida e na promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Neste ano, 1.130 municípios se inscreveram para receber o selo.
Ana Soares
com colaboração de Ângela Carrato
ASCOM / MDS
(61) 3433-1021
|