Súsan Faria/MDS |
|
O Paraná terá cerca de 10 mil vagas para beneficiários do Programa Bolsa Família se capacitarem, neste ano, nas áreas de construção civil e turismo. As inscrições para as capacitações promovidas pelo Plano Setorial de Qualificação para Beneficiários do Programa Bolsa Família (Planseq Bolsa Família) estão abertas nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Curitiba e região metropolitana.
Nesta quarta-feira (04/02), pela manhã, o secretário de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ronaldo Garcia, participou da abertura da oficina do Planseq Bolsa Família, em Curitiba (PR), que conta também com a presença de coordenadores de CRAS, do Bolsa Família e dos
postos do Sine da região metropolitana da capital paranaense. De acordo com Ronaldo Garcia,
|
a capacitação em cursos da construção civil (pedreiro, mestre-de-obras, azulejista e eletricista, entre outros) terá 8.500 vagas em Curitiba e em 16 municípios paranaenses. Já para os cursos de turismo (camareira, cozinheiro, padeiro, recepcionista, chefe de governança, garçom, por exemplo) serão abertas 1.560 vagas apenas na capital.
No País, serão disponibilizadas 184 mil vagas para formação na área de construção civil e cerca de 30 mil em turismo, no Planseq Bolsa Família, em 12 regiões metropolitanas - Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Baixada Santista (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Distrito Federal (DF). Além dessas regiões, oito capitais também estão contempladas: Manaus (AM), Goiânia (GO), Plamas (TO), Maceió (AL), São Luis (MA), Campo Grande (MS), Aracaju (SE) e Vitória (ES).
“O Planseq – que é coordenado pela Casa Civil e pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Trabalho e Emprego (MTE) - é uma ação que prepara os beneficiários do Bolsa Família para o mercado de trabalho e resulta de uma demanda do setor empresarial”, explicou Ronaldo Garcia, lembrando que a entrada para esse mercado tem barreiras pesadas e daí a importância da formação profissional.
Por meio das oficinas que o MDS está realizando, neste mês, em todas as regiões onde haverá capacitações para o Planseq Bolsa Família, os gestores recebem informações para atender, apoiar e esclarecer as famílias que queiram se capacitar. “Sem conhecimento e inteiração do Plano não teríamos como trabalhar corretamente”, comenta a coordenadora do CRAS do município de Colombo (PR), Norma Cristina de Luna. A seu ver, o Planseq viabiliza objetivos dos Centros, ao proporcionar - aos beneficiários de programas sociais - formação e oportunidade de trabalho.
Para a diretora da Secretaria de Promoção Social de São José dos Pinhais (PR), Ingrid Jane Souza, as oficinas facilitarão os trabalhos dos técnicos que lidam diretamente com o público do Bolsa Família. Na opinião do diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscom), Eucléiso Braingel, o setor está em ascensão há dois anos. “Curitiba foi a capital que liberou maior número de alvarás de construção no Brasil. Estamos preparados para treinar os trabalhadores”, disse. Segundo ele, após 80 horas de aula, os alunos trabalharão como serventes nas obras, completando as 120 horas restantes, já com Carteira de Trabalho assinada. Em seguida, serão indicados para as áreas que tenham maior aptidão no setor.
“Queremos que os gestores sensibilizem o máximo possível os beneficiáios do Bolsa Família. Pois, nossas salas e professores estão preparados para os cursos, a serem coordenados pelo Senai”, explicou.
Já o diretor geral da Secretaria do Trabalho, Emprego, Promoção Social do Paraná (SETP), Fernando Pepes, lembrou que o momento é de pensar na qualificação das pessoas e de dar uma resposta à sociedade que vive a crise mundial de desemprego.
A oficina do Planseq Bolsa Família prossegue até a próxima sexta-feira (06), no auditório da SETP, em Curitiba (PR), com a presença dos gestores e de assessores técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e da SETP. Também participaram da abertura a coordenadora do Núcleo de Asistência Social Social da Secrretaria, Denise Colin, o coordenador estadual do Bolsa Família, Nicélio Zabot; e o chefe do escritório da SETP/Curitiba, Milton Alves.
Súsan Faria
Informações para a imprensa
André Carvalho / Súsan Faria / Kamila Almeida / Raquel Flores / Ana Soares / Aline Menezes
(61) 3433-1067/ 3433-1061/ 3433-1098/ 3433-1468/ 3433-1051 / 3433-1065
ASCOM / MDS
|