Parceria MDS e Odebrecht abre 10 mil vagas
de qualificação profissional para beneficiários
de programas sociais

Bruno Spada


Com a previsão de abrir 10 mil vagas de qualificação profissional para beneficiários do Bolsa Família e demais programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o ministro Patrus Ananias assinou nesta quinta-feira (05/02), em Brasília, com a Construtora Norberto Odebrecht (CNO) acordo inédito de cooperação técnica. O objetivo é preparar os beneficiários para oportunidades de emprego nas obras da empresa no País.

A iniciativa tem início com as obras de construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, que deverá gerar cinco mil vagas de qualificação. Os beneficiários capacitados terão prioridade nas contratações da construtora. Serão oferecidos 16 cursos preparatórios nas áreas de operação de máquinas, mecânica, elétrica e construção civil. Para participar, o beneficiário deve saber ler e escrever e ter pelo menos 18 anos de idade.

“O Estado brasileiro tem procurado fazer a sua parte, mas é importante cada vez mais incluir o setor privado nesta luta contra as desigualdades sociais”, enfatizou o ministro, ao falar da importância da parceria com a Odebrecht. Ele pediu que outras empresas também adotem iniciativas semelhantes. Em relação ao impacto dos programas sociais, Patrus Ananias enfatizou que “estamos trabalhando para romper o ciclo da desigualdade intergeracionais. Muito do que estamos fazendo hoje será refletido no

Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Benedicto Barbosa da Silva Júnior, vice-presidente de Infraestrutura Brasil, da Norberto Odebrecht, assinam, em Brasília, acordo para qualificação profissional

avançar das gerações”. Participaram da solenidade o vice-presidente de Infraestrutura Brasil da Odebrecht, Benedicto Junior; o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho; a senadora Fátima Cleide; o deputado Eduardo Valverde; o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão, e dirigentes do MDS.

Acreditar – Em cada obra, a Odebrecht fará o levantamento da demanda (quantas pessoas serão necessárias, com quais perfis e em que área de trabalho). Com essas informações, o Ministério – em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e as prefeituras – identificará os beneficiários por meio do Cadastro Único de Programas Sociais.

Com o acordo de cooperação, os beneficiários do Bolsa Família e demais ações do MDS poderão participar do Programa de Qualificação Profissional Continuada – Acreditar, realizado pela Odebrecht, em parceria com o Sesi, Senai, Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho e Universidade de Rondônia.

“Espero que a Odebrecht sirva de exemplo e motivação para que a iniciativa privada e demais setores da economia abracem a causa da erradicação da fome no País”, ressaltou Benedicto Júnior. E acrescentou: “abrir vagas não é o suficiente, é necessário oferecer capacitação profissional aos nossos trabalhadores”.
A iniciativa começou após constatação da baixa disponibilidade de mão-de-obra capacitada em Rondônia para atender à demanda da construção da Usina Santo Antônio. Nos cursos, gratuitos, os trabalhadores, depois de submetidos à avaliação de português e de matemática e a exames psicológicos e médicos simples, recebem uniforme e material didático, e passam por dois módulos de ensino (básico e técnico).

O Programa Acreditar oferece capacitação para pedreiro, armador, soldador, carpinteiro, vibradorista, ajudante, mecânicos de equipamentos leves e pesados, eletricistas de corrente alternada e de máquinas e equipamentos, operadores de carregadeira, de caminhão fora de estrada, de caminhão basculante, de motoniveladora, de escavadeira hidráulica, de trator esteira e de carreta de perfuração. Os investimentos da Odebrecht nesse programa são de R$ 12 milhões.

O prefeito Roberto Sobrinho também elogiou a iniciativa da Odebrecht. “Quando vejo uma empresa, em um momento de crise como este, discutindo formas de qualificar e contratar trabalhadores. Isso merece aplausos de todo o País”, comemorou.

Outras ações – O acordo prevê também a implementação, por parte da empresa, de medidas para coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes nos canteiros de obras e ações de promoção da segurança alimentar dos trabalhadores (fornecimento de alimentação saudável e incentivo a utilização de produtos regionais ofertados pela agricultura familiar).

A ampliação de iniciativas para inserção dos beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho é uma das prioridades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Além do acordo de cooperação com a Odebrecht, o MDS, em parceria com a Casa Civil e o Ministério do Trabalho e Emprego, implementa o Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq) do Bolsa Família, que tem como objetivo a capacitação dos beneficiários do programa para atender às demandas geradas nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na primeira fase, voltada à construção civil, haverá 184 mil vagas nos cursos para atender aos beneficiários de 212 municípios nas regiões metropolitanas do País.

ASCOM / MDS
(61) 3433-1021

Odebrecht
CDN – Comunicação Corporativa
Michele Izawa – (11) 3643-2750 - michele.izawa@cdn.com.br
Paula Barcellos – (11) 3643-2717 – paula.barcellos@cdn.com.br

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021