Cerca de duas mil pessoas acompanharam, na capital pernambucana, o lançamento do Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional
No auditório lotado do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, dona Quitéria Alves Souza, moradora da comunidade rural do município Pão de Açúcar, sertão alagoano, emocionou a platéia com um depoimento contundente, na tarde desta sexta-feira (05). “A dificuldade que eu tinha para a água, para cavar cacimba e levar água doce, que eu não tinha direito de beber, eu não tenho mais”, disse ela, ao agradecer a cisterna para captação de água da chuva que foi instalada em sua casa.
Dona Quitéria, que é beneficiária do Programa Bolsa Família, participou da cerimônia de lançamento do Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, feito pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O prêmio – sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - tem o objetivo de reconhecer as boas gestões dos parceiros de programas do Ministério. Também é uma homenagem ao pernambucano Josué de Castro, médico e geógrafo, pioneiro no estudo da fome, que se estivesse vivo estaria completando 100 anos nesta data. “Garantir três refeições é um desafio à consciência cívica do nosso País”, destacou o ministro Patrus Ananias em seu discurso, feito para para um público estimado em duas mil pessoas.
O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Renato Maluf,
destacou a importância de Josué de Castro na valorização do salário mínimo e no combate à fome. Já a filha do homenageado, Ana Maria de Castro, afirmou que hoje pode se afirmar que o pai entrou para a história do Brasil. “Esse é o brasileiro que está retornando hoje como um gigante. Que seja construída essa sociedade sem fome e sem miséria”.
O encerramento do evento, que ocorreu durante a VI Reunião Plenária do CONSEA, foi feito pelo presidente Lula. “Daqui para a frente só teremos que avançar para que em 2010 a gente tenha uma fotografia mais justa para grande maioria do povo brasileiro”.
Também estiveram presentes à solenidade os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), José Múcio (Relações
Institucionais), Edson Lobão (Minas e Energia) e Altemir Gregolin (Pesca e Aqüicultura); o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o prefeito de Recife, João Paulo Lima; o reitor da UFPE, Amaro Lins; o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para América Latina e Caribe, José Graziano; e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Pelo MDS, participaram ainda os secretários Rosilene Rocha (executiva adjunta), Onaur Ruano (Segurança Alimentar e Nutricional) e Rosani Cunha (Renda de Cidadania).
Inscrições - As inscrições do prêmio podem ser feitas até o dia 31 de outubro somente pelo site do MDS, onde está disponível também o regulamento – www.mds.gov.br. Poderão participar gestores estaduais, municipais e da sociedade civil que executam projetos e ações de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério. Serão premiadas boas práticas de gestão em três esferas de atuação: governos estaduais e do Distrito Federal; governos municipais e sociedade civil.
O processo seletivo prevê análise técnica das práticas inscritas, feita por uma comissão de avaliação interna formada por técnicos do MDS, e posterior visita de averiguação. Na segunda fase, a Comissão Julgadora Mista fará a análise das práticas selecionadas e as classificará para a etapa final. O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro. A premiação será em Brasília (DF), em data a ser definida, com a entrega de certificado e viagem de intercâmbio nacional, as melhores práticas.
Dimas Ximenes
Com colaboração de Adriana Scorza e Roberta Caldo
Informações para a imprensa
Adriana Scorza / Dimas Ximenes
(61) 3433-1052
ASCOM/MDS
|