Beneficiários do Bolsa Familia em São Paulo recebem
diplomas de qualificação profissional


Divulgação / Betim  

Esta é uma quarta-feira especial para 84 beneficiários do Bolsa Família - programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - que moram Cubatão (SP). Eles estão recebendo os certificados de conclusão de cursos do programa de qualificação profissional Próximo Passo. Ontem, foi a vez de 41 beneficiários do Guarujá, outro Município paulista, participarem da cerimônia de formatura. Nos dois casos, os formandos concluíram cursos profissionalizantes para o setor da construção civil, entre eles o de Elétrica Predial, Pedreiro, Azulejista e Auxiliar Administrativo.

Também em Minas Gerais, houve formatura nesta semana. Na última segunda-feira (5/4), a diretora de projetos internacionais do MDS, Aíla Cançado, participou da entrega de diplomas a alunos de Betim.

Nesta semana houve formaturas do Próximo Passo em Cubatão e Betim (foto)  

No mês de março, no Distrito Federal, 800 pessoas concluíram a capacitação na área de turismo. As 587 mulheres e os 213 homens fizeram cursos diversos. Entre eles, o de garçons, atendentes de agencia de viagens, mensageiros e confeiteiros.

Próximo Passo - Integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, acima de 18 anos de idade, que tenham completado pelo menos a quarta série do Ensino Fundamental, contam com a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio do Próximo Passo - modalidade do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq) específica para os beneficiários do Bolsa Família.

Os cursos têm duração média de 200 horas, divididas entre teoria e prática, nas áreas de construção civil (pedreiro, pintor, eletricista, encanador, mestre de obras) e turismo (garçom, cozinheiro, padeiro, barman, mensageiro, camareiro, atendente de agente de viagem, auxiliar de eventos).

O Próximo Passo é realizado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e do Turismo (MTur), sob coordenação da Casa Civil da Presidência de República, e em parceria com os governos estaduais e municipais, empresários e trabalhadores. O objetivo é capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo.

Inscrições - Para se inscrever no Próximo Passo, é preciso ir a uma agência do Sistema Nacional de Emprego, o SINE, levando a carteira de identidade (RG), o Número de Identificação Social (NIS) ou o PIS, e a Carteira de Trabalho. Quem não tem Carteira de Trabalho deve levar um documento de identidade (RG ou Certidão de Nascimento) e uma foto 3x4 para fazê-la na hora. Depois da inscrição é só aguardar a convocação para os cursos.

Os cursos para a construção civil do Próximo Passo atendem famílias nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Distrito Federal, São Paulo (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Também são oferecidos cursos nas cidades de Vitória (ES), Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Campo Grande (MS), totalizando 249 Municípios. Já a área de turismo é voltada aos beneficiários das capitais.

Fernanda Souza

Informações para a imprensa

Fernanda Souza
(61) 3433- 1070
ASCOM / MDS


   
Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021