Bolívia poderá adotar programas de segurança alimentar do MDS

Bruno Spada

Os programas de segurança alimentar e nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) poderão ser adaptados para implantação na Bolívia. Essa é a intenção da missão boliviana que está no País para conhecer as melhores práticas de programas sociais. Na quarta-feira (07/01) representantes do Ministério do Planejamento e do Desenvolvimento do país vizinho - Álvaro Ramirez, Marcos Paz Ballivián e Cecília Cabrera Tapia - conheceram as ações da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério.

Os bolivianos se interessaram em especial pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). “É um programa muito interessante que pode ajudar produtores e consumidores do nosso país a conseguirem preços melhores nos produtos”, disse Marcos Paz , um dos representantes

Para o secretário Crispim Moreira, a colaboração do Brasil com a Bolívia pode ajudar o governo boliviano a enfrentar a fome.

da missão. Ele destacou também os programas de Cisternas, Educação Alimentar e a Rede de Equipamentos Públicos (Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias).

Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do MDS, Crispim Moreira, é importante essa colaboração do Brasil com a Bolívia. “Acreditamos que a ação pode ajudar o governo boliviano a enfrentar a fome. A cooperação também ajuda no nosso compromisso de fortalecer a soberania alimentar na América Latina”. Ao final do encontro, a missão convidou os representantes do Ministério para uma visita a seu país, mas não há data marcada para a viagem.

Os representantes da Bolívia estiveram se reuniram também com a secretária-executiva do MDS, Arlete Sampaio, que detalhou o funcionamento do Ministério e suas secretarias. Eles visitaram, ainda, as secretarias de Renda de Cidadania; de Assistência Social; de Articulação Institucional e Parcerias; e de Avaliação e Gestão da Informação.

PAA - O PAA é uma das ações do Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Ele também foi criado a fim de promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O programa adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, até o limite de R$ 3.500,00 ao ano por agricultor familiar e o mesmo valor, por semestre, no caso do leite.

Dimas Ximenes

Informações para a imprensa
Adriana Scorza / Dimas Ximenes
(61) 3433-1052
ASCOM/MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021