Ministro Patrus Ananias participa de reunião
do Consea que definirá propostas
para agenda internacional

Bruno Spada


Ao abrir a 8º reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), nesta quarta-feira (10/12), o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou que o Conselho - além dos debates no campo do direito humano ao alimento - vem se tornando cada vez mais um espaço relevante para as discussões da soberania nacional, que pressupõem reserva de estoque de alimentos para situações não previstas ou emergenciais. O ministro lembrou, ainda, que o Consea nacional fomenta os Conseas municipais a discutirem políticas públicas, dentro de uma perspectiva intersetorial.

O ministro Patrus Ananias participou da abertura do encontro e lembrou a importância do Consea para o debate sobre soberania nacional e segurança alimentar

A principal pauta do encontro - o último do ano - foi a construção de uma agenda internacional sobre a soberania e a segurança alimentar e nutricional. Em seu discurso, o ministro, acompanhado dos secretários Onaur Ruano (Segurança Alimentar e Nutricional) e Lucia Modesto (Renda de Cidadania), alertou que o Brasil tem o desafio de construir alternativas mais ágeis para ajudar povos que enfrentam necessidades urgentes, como o Haiti. Patrus Ananias ressaltou ainda a possibilidade de colaborar com ações estruturantes naquele País e voltou a afirmar que os pobres, os trabalhadores, os agricultores familiares, os que têm sede de fome de justiça não podem pagar pela crise internacional.

Rosani Cunha – Durante a abertura do encontro, que contou com a participação do presidente do Consea, foi feita uma homenagem à ex-secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Rosani Cunha; e o ex-presidente da Conab, Jacinto Ferreira, ambos falecidos recentemente. “Rosani tinha uma personalidade forte, que combinava com sua serenidade. É um nome para lembrar sempre, dentro das lutas contra as desigualdades”, afirmou o ex-presidente do Consea, Francisco Menezes. O ministro Patrus Ananias reiterou o sentimento pela morte de Rosani Cunha e lembrou que Jacinto Ferreira tinha seriedade, dimensão ética, capacidade de trabalho em parceria e muito empenho na construção de um Brasil mais justo. Os filhos do ex-presidente da Conab estiveram presentes na abertura da reunião da Consea.

Após a abertura, os integrantes do conselho leram uma parte do documento que vai orientar a agenda de atuação internacional do Consea. Logo em seguida, foram apresentados e discutidos os tema “Soberania e segurança alimentar e nutricional” e “O direito humano à alimentação no âmbito internacional - construção da agenda internacional do Consea". A conselheira do Consea, Ana Lúcia Pereira, apresentou a missão técnica exploratória que foi feita ao Haiti, realizada com a intenção de buscar caminhos para desenvolver ações na área da agricultura e segurança alimentar naquele País.

O conselheiro Ricardo Monteiro também falou sobre as negociações da Rodada de Doha, como a eliminação de subsídios de importação de produtos da agricultura, a redução das altas tarifas dos produtos agrícolas exteriores. No final das apresentações os presentes - entre eles, integrantes do Ministério das Relações Exteriores - debateram o documento.

Súsan Faria e Kamila Rodrigues

Informações para a imprensa

Dimas Ximenes / Kamila Rodrigues
(61) 3433- 1052 / 3433-1098
ASCOM / MDS

 

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021